Os governos do Brasil e do Japão chegaram a um acordo para a isenção recíproca de vistos para cidadãos dos dois países em viagens com duração de até 90 dias. A nova conduta entra em vigor no dia 30 de setembro de 2023 e terá duração de três anos.
A medida, confirmada nesta quarta-feira (9) pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), começará a valer por conta da reciprocidade garantida entre os países.
No primeiro semestre deste ano, o governo brasileiro anunciou que voltaria a exigir vistos de turistas do Japão, dos Estados Unidos, da Austrália e do Canadá em 1º de outubro. A regra já existia e foi alterada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2019 em uma medida unilateral, o que gerou críticas de vários setores.
Em maio, o assunto foi uma das pautas tratadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o Primeiro-Ministro japonês, Fumio Kishida, durante visita ao país asiático em meio à cúpula do G7.
Em nota, o MRE afirmou que "a anunciada isenção contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil".