A prefeitura de Porto Alegre ampliou o número de vagas destinadas ao atendimento da população de rua durante o inverno na cidade. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (1°), data de início da Operação Inverno, que ocorrerá até o dia 30 de setembro.
Segundo a prefeitura, nesta temporada de frio serão disponibilizadas 1.047 vagas, um aumento de 227 lugares em relação ao ano passado. Além de procurar os albergues disponíveis, as pessoas em situação de rua também podem ser encaminhadas pelos grupos de abordagem da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) para abrigos e pousadas.
O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo destacou que atualmente cerca de 2,5 mil pessoas vivem nas ruas da Capital.
— A pandemia deixou as pessoas mais pobres. Aumentou muito o número de pessoas na rua. Essa é uma realidade. A prefeitura tem que dar uma resposta e a sociedade também — enfatiza Melo.
A Operação Inverno é dividida em duas fases, de acordo com o presidente da Fasc, Tiago Simon. A primeira consiste na expansão de 247 vagas, enquanto na segunda fase é disponibilizado o ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), com mais 50 vagas.
— Antecipamos a expansão de vagas justamente para que, nos dias mais frios do inverno, a população já tenha um local para se abrigar. Serão 12 equipes nas ruas realizando esse atendimento, principalmente na fase 2 da Operação Inverno, quando a temperatura cai para menos de 5 graus e a população de rua fica mais vulnerável. Muitos recusam o acolhimento e não desejam ser abordados — explica Simon.
Na tarde desta quinta-feira, o prefeito e o presidente da Fasc visitaram o Albergue Acolher I, localizado na Rua Dr. João Simplício Alves de Carvalho, 38, no bairro Vila Jardim. Esse é um dos locais disponíveis para que as pessoas em situação de rua se abriguem.
Onde procurar atendimento
Atendimento Noturno
- Albergue Dias da Cruz (12h): Avenida Azenha, 366 – Azenha
- Albergue Acolher 1: (12h): Rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim
- Albergue Acolher 2 (12h): Rua 7 de Abril, 315 – Floresta
Atendimento Diurno
Os Centros POP têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.
- Centro POP 1 - Santana - Avenida João Pessoa, 2.384
- Centro POP 2 - Floresta - Rua Gaspar Martins, 114/120
- Centro POP 3 - Navegantes - Avenida França, 496
Restaurantes Populares (almoço)
- Centro - Rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)
- Vila Cruzeiro - Rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)
- Lomba do Pinheiro - Rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)
- Restinga - Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)
- Zona Norte - Rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira)
Doações - Alimentos podem ser doados nos locais abaixo:
- Sede da Fasc (Avenida Ipiranga, 310 - Praia de Belas – andar térreo): de segunda a sexta feira, das 9h às 17h
- Ginásio do Demhab (rua Conde D'Eu, 66, Santana): exclusivamente em dias de abertura, às 19h e às 7h