O Lago Negro, a Rua Torta, dezenas de parques e tantas outras atrações fazem de Gramado um destino querido pelos brasileiros e turistas vindos de muitos outros países. Visitar a cidade, localizada na Serra, vale a pena o ano inteiro. No inverno, porém, o clima da serra gaúcha atrai ainda mais visitantes. Para julho e agosto deste ano, a estimativa da Secretaria de Turismo de Gramado é que 1,4 milhão de pessoas visitem o município.
Um levantamento da plataforma de busca e reserva de hospedagens Booking.com indica Gramado como o destino nacional mais buscado por viajantes brasileiros para férias entre julho e agosto de 2023. Outro estudo, da mesma plataforma, aponta a cidade serrana como o quinto destino latino-americano mais buscado globalmente para férias no mesmo período.
— É natural a busca por Serra, principalmente nesta época do ano. Mas, na verdade, o diferencial de Gramado é a estrutura e as opções de gastronomia, comércio, hotelaria e lazer. O que mantém a cidade como uma das mais procuradas é que sempre tem novidade. Quem veio em julho do ano passado ou em janeiro deste ano, vai encontrar atrativos novos se nos visitar agora — afirma o secretário de Turismo e vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi.
Desde o último inverno, a cidade já adicionou, ao menos, três novas atrações à lista de pontos turísticos: a Vila da Mônica, parque temático da turma criada pelo Mauricio de Sousa, inaugurado em outubro de 2022; o Garden Park, com jardins e florestas naturais, inaugurado em dezembro do ano passado; e o NBA Park, primeiro espaço temático da liga de basquete dos Estados Unidos, aberto em abril deste ano. Além disso, o município também conta com parques já tradicionais, como Snowland, Mini Mundo e Mundo a Vapor, entre outros.
— São atrativos para diversos tipos de lazer. É para as crianças, para quem gosta de esportes ou quem quer contemplar a natureza. A programação atinge toda a família e todas as faixas-etárias — defende Barbacovi.
Mais visitantes em 2023
Os levantamentos levaram em consideração os destinos mais buscados por viajantes brasileiros e globais, respectivamente, na Booking.com, entre 3 e 16 de abril de 2023, para viagens no período de 1 de julho a 31 de agosto deste ano. A plataforma registrou, ainda, que as buscas por Gramado tiveram um crescimento de 8% em comparação com 2022. No ano passado, a cidade recebeu 703,3 mil visitantes em julho e 633 mil em agosto. Para este ano, a meta é ultrapassar esses números.
— Nossa expectativa é de dois milhões de visitantes em junho, julho e agosto: 680 mil em junho, 800 mil em julho e na faixa entre 600 e 650 mil em agosto. Julho normalmente é o mês que tem mais fluxo de pessoas, bem parelho com dezembro, mês do Natal Luz. Nós temos eventos praticamente o ano inteiro — explica o secretário de turismo.
No calendário da prefeitura de Gramado, julho é o mês com menor número de eventos abertos ao público. Ao total, são seis programações previstas. Em novembro e dezembro são 14 em cada mês. Nos últimos cinco anos, dezembro e julho tiveram uma disputa acirrada para decidir qual registrou o maior número de visitantes.
Por ser uma cidade turística, Gramado busca sempre estar pronta para receber os visitantes. Além do cuidado com os jardins e limpeza das ruas, Barbacovi relata que a prefeitura costuma se preparar para as épocas com maior fluxo de pessoas reforçando a segurança da cidade e cuidando de detalhes da infraestrutura, como a luz e o abastecimento de água nos bairros.
Confira os rankings completos
Destinos domésticos mais buscados por viajantes brasileiros, na Booking.com, para o período de julho e agosto de 2023
- Gramado, Rio Grande do Sul
- Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
- Campos do Jordão, São Paulo
- São Paulo, São Paulo
- Maragogi, Alagoas
- Maceió, Alagoas
- Porto de Galinhas, Pernambuco
- Porto Seguro, Bahia
- Fortaleza, Ceará
- Caldas Novas, Goiás
Destinos latino-americanos mais buscados por viajantes globais, na Booking.com, para o período de julho e agosto de 2023:
- Cancún, México: 20º lugar na lista global
- Punta Cana, República Dominicana: 42º lugar na lista global
- Playa del Carmen, México: 52º lugar na lista global
- Rio de Janeiro (RJ), Brasil: 59º lugar na lista global
- Gramado (RS), Brasil: 70º lugar na lista global
*Produção: Yasmim Girardi