O piloto e paraquedista Travor Jacob, de 29 anos, admitiu ter derrubado um avião propositalmente para ganhar mais visualizações em vídeo postado no seu canal do YouTube. Na gravação compartilhada em dezembro de 2021, o youtuber deu a entender que a situação se tratava de um acidente.
Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, houve um acordo judicial em que Jacob admitiu que fez o vídeo como parte de um contrato de patrocínio. O influenciador pode pegar até 20 anos de prisão.
Na gravação, Jacob havia posicionado câmeras no painel do avião, a fim de mostrá-lo de frente, e nas asas, para capturar o momento em que ele pularia da aeronave — queda realizada com êxito. Ele portava um bastão de selfie, que serviu para mostrá-lo no ar usando um paraquedas.
O gabinete da Promotoria norte-americana do Distrito Central da Califórnia, afirma que o youtuber "não pretendia chegar ao seu destino":
"(Ele) tinha planejado ejetar da aeronave durante o voo e filmar a si mesmo saltando de paraquedas e seu avião à medida que a aeronave descia e colidia", relatou o gabinete.
Alguns espectadores do vídeo duvidaram da veracidade do então acidente, alegando que Jacob já estava de paraquedas antes mesmo de qualquer ameaça e nem sequer tentou realizar uma tentativa de pouso de segurança. O avião caiu na Floresta Nacional de Los Padres, na costa da Califórnia — região predominantemente montanhosa.
A licença de piloto de Jacob foi revogada em 2022. A expectativa é de que ele se apresente ao tribunal nas próximas semanas.