Bichinhos que viviam no abrigo da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), localizada na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, ganharam um novo lar neste sábado (29). A instituição realizou mais uma edição da sua feira de adoção mensal, que serviu como ponto de encontro entre animais que precisam de tutores e pessoas que desejam adotar um mascote.
Trinta gatos e 10 cães estavam aptos para adoção no local, que é mantido pelo município. Desses, cinco cães e um gato acabaram deixando o abrigo. Além dos seis animais adotados na hora, foram feitas reservas para a adoção de dois outros pets, um cachorro e um gato, totalizando oito animais. Eles devem ser entregues aos seus novos donos ainda nesta semana. A coordenadora do Gabinete da Causa Animal da Prefeitura, Fabiana de Araújo Ribeiro, vê o resultado como extremamente positivo.
— A movimentação na feira foi muito boa, pois todas as pessoas que foram, adotaram. Não tivemos casos de a pessoa ir e não adotar, todos foram ali para adotar — conta ela.
A coordenadora destaca ainda outra marca positiva do evento: todos os animais adotados são adultos. Há uma preferência geral por filhotes, o que faz o tempo de permanência de cães e gatos em idade adulta aumentar na instituição, o que não aconteceu dessa vez. Essa mudança é comemorada pela Unidade de Saúde. O dado é comemorado pela Unidade de Saúde, que conseguiu garantir um lar até para animais que nem estavam aptos para adoção.
Como, durante a visita, o público pode circular por todo o espaço, bichinhos do abrigo que ainda aguardavam a sua vez de participar da feira também foram vistos por potenciais adotantes, e acabaram despertando interesse. Mérito deles, conforme Fabiana.
— É interessante que o animal parece que percebe quando há pessoas ali querendo adotar. Eles ficam se oferecendo, brincando, fazendo contato visual — conta a coordenadora.
Como adotar
A feira de adoção ocorre uma vez por mês, sempre em um sábado, na sede da Usav (Estrada Berico José Bernardes, 3.489). A data é divulgada no perfil do Instagram @meadota.usav. Por lá também é possível agendar visitas para fins de adoção durante a semana, fora do contexto da feira, de acordo com a veterinária Lauren Margoni.
Os interessados em adotar um bichinho devem ser maiores de 18 anos e portar RG, CPF e comprovante de residência, além de assinar um termo de adoção responsável. Todos os animais são entregues castrados, desvermifugados, vacinados e microchipados com um dispositivo que permite acompanhamento e reúne informações do animal.
A Usav também oferece serviço de saúde gratuito durante toda a vida do animal, incluindo consultas, exames e até cirurgias.
A adoção é importante para os bichinhos, mas também para o trabalho realizado na instituição, que tem hoje um quadro de superlotação. Conforme a coordenadora Fabiana, a maioria chega através da Polícia Civil ou pelas mãos de protetores, vítimas de abandono, de maus-tratos ou de condições insalubres de vida.
Todos recebem o devido cuidado, mas a roda precisa girar. É necessário que os bichinhos abrigados encontrem um novo lar para que a Usav possa ajudar mais animais.
— A adoção ressignifica a vida do animal. Eles chegam em condições péssimas de saúde, traumatizados, e recebem os cuidados que precisam, mas a vida em um abrigo não é o ideal. E, com o canil superlotado, não conseguimos fazer mais do que já estamos fazendo. É importante ter um fluxo de resgates e adoções, para que possamos resgatar mais — explica a coordenadora.