O Brasil está entre os 12 países com mais mulheres bilionárias no mundo. Ao total, seis mulheres carregam o título de mais ricas do país. Se unir a fortuna de todas, a soma dá aproximadamente US$ 23,1 bilhões.
As bilionárias são identificadas pelo ranking em tempo real da Forbes, que indica a estimativa da fortuna das pessoas mais ricas do mundo e, ainda, em qual posição na lista de bilionários elas estão.
A pessoa mais rica do Brasil é uma mulher: Vicky Safra. Depois dela, uma série de outros homens tomam conta do topo da lista de brasileiros mais ricos. Mas, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8), a GZH listou as seis mulheres mais ricas do Brasil em 2023.
Conheça as mulheres bilionárias do Brasil:
1º - Vicky Safra
Vicky Safra, nascida em Atenas, na Grécia, na década de 1950, é a viúva de Joseph Safra, filho mais novo de Jacob Safra, fundador do banco Safra. O casal se conheceu jovem e o casamento aconteceu no final da década de 1960. Juntos, tiveram quatro filhos.
Em dezembro de 2020, Joseph Safra morreu, e a fortuna foi dividida entre Vicky e os quatro filhos, já adultos. Com fortuna estimada em U$S 16,6 bilhões, Vicky é a pessoa mais rica do Brasil e uma das 100 pessoas mais ricas do mundo. No ranking de bilionários da Forbes, ela está em 95º lugar. Atualmente, dirige a Vicky and Joseph Safra Philanthropic Foundation, fundação que faz doações para hospitais, educação e artes.
2º - Ana Lucia de Mattos Barretto Villela
A segunda mulher mais rica do Brasil também faz parte do setor bancário. Ana Lucia de Mattos Barretto Villela, de 49 anos, é a bisneta do fundador do banco Itaú. Em 2008, o banco se fundiu com o Unibanco para formar o Itaú-Unibanco, um dos maiores bancos privados da América Latina. Formada em Pedagogia, ela atua como presidente do Instituto Alana, organização de impacto socioambiental que busca ajudar crianças em vulnerabilidade social.
Ana Lucia tem ações no seu nome desde que os pais morreram em um acidente de avião, quando a menina tinha apenas 8 anos. Atualmente, é considerada uma das bilionárias mais jovens do Brasil. Com uma fortuna de U$S 1,5 bilhão, ela está na posição 1.929 no ranking de bilionários da Forbes.
3º - Lucia Borges Maggi
A terceira mulher mais rica do Brasil é gaúcha. Na posição 1.929 do ranking de bilionários da Forbes, Lucia Borges Maggi é a cofundadora do Grupo André Maggi, que envolve dez empresas de produtos agrícolas e é um dos maiores produtores de soja do país. O patrimônio líquido da empresária de 89 anos é de U$S 1,4 bilhões.
No Paraná, em 1977, Lucia e o marido André Maggi fundaram juntos a empresa. Em 2001, André faleceu e Lucia tomou conta dos negócios. Juntos, o casal teve Blairo Maggi, que hoje também dirige os negócios da família e é um dos homens mais ricos do Brasil, na posição 2.087.
4º - Anne Werninghaus
Aos 37 anos, a catarinense Anne Werninghaus é a quarta mulher mais rica do país. De acordo com a Forbes, com uma fortuna estimada em U$S 1,3 bilhão, a empresária é a maior acionista individual da WEG, empresa brasileira considerada uma das maiores fabricantes de motores elétricos da América Latina.
Anne é neta de Geraldo Werninghaus, um dos cofundadores da empresa. Graduada em Moda e mãe de três filhos, Anne já teve vários negócios no ramo das roupas. Atualmente, mora em Joinville, Santa Catarina.
5º - Neide Helena de Moraes
A quinta brasileira mais rica é neta de um dos fundadores do Grupo Votorantim, conglomerado de empresas que atua em diversos segmentos importantes da economia. Aos 68 anos, Neide Helena de Moraes tem uma fortuna estimada em U$S 1,2 bilhão.
Após a morte do seu pai, José Ermirio de Moraes Filho, em 2001, Neide passou a ter participação de 8% nos negócios do Grupo. Formada em Artes Cênicas, Neide atualmente trabalha como empresária, administrando negócios próprios.
6º - Vera Rechulski Santo Domingo
Natural de São Paulo, Vera Rechulski Santo Domingo é a viúva de Júlio Mario Santo Domingo Jr., empresário colombiano filho do empresário Júlio Mario Santo Domingo. A família Santo Domingo é responsável por cuidar mais de 100 empresas do Grupo Santo Domingo, uma fusão de empresas especializadas em gestão de negócios.
Desde a morte do marido, Vera, de 74 anos, tem controle de 11% dos negócios do Grupo. Com uma fortuna estimada em U$S 1,1 bilhão, a empresária e mãe de quatro filhos está na 2.405 colocação do ranking de pessoas mais ricas do mundo da Forbes.