O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, lamentou a morte do papa emérito Bento XVI. Em entrevista, neste sábado (31), à Rádio Gaúcha, o religioso afirmou que a notícia foi recebida "com muita tristeza, mas também com espírito de fé".
O sacerdote destacou ainda que o papa emérito foi um homem que marcou a igreja no século 21, além de ser um dos maiores teólogos da história recente.
— Foi um homem extraordinário, marcado por uma simplicidade muito grande, mas também por uma sabedoria extraordinária — disse.
Dom Jaime afirmou também que Bento XVI foi um "papa de transição", sendo que sua obra teológica ficará na história, além de todo o processo iniciado para renovação da cúria da Igreja, destacando temas centrais dos tempos atuais.
Sobre os ritos fúnebres para o papa emérito, Dom Jaime afirmou que não se existe um protocolo para esse caso em particular. Contudo, destacou que deverá ser um funeral solene ministrado pelo atual papa, Francisco, dentro do que se prevê para o sepultamento de um bispo da Igreja Católica.