O Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, recebeu uma iluminação diferenciada na noite de quinta-feira (7). Com a cor laranja refletindo no monumento e o coração da figura religiosa em vermelho, a ação foi uma homenagem aos pais em luto e integrou as atividades da 3ª Semana Gaúcha do Luto Parental, data que consta no calendário oficial do Estado.
A celebração iniciou às 16h30min aos pés do Cristo Protetor com uma homenagem a todos os filhos falecidos. Fiéis subiram a rampa com velas às mãos e, ao chegar em frente ao Cristo Protetor, fizeram orações silenciosas. Após a celebração, quando o sol se pôs, o manto do Cristo foi iluminado na cor laranja, representando o nascer do sol e a esperança que os pais precisam após a perda. O coração foi iluminado com um equipamento na cor vermelha com temporizador que simulava batimentos cardíacos, com pulsação na frequência 12x8.
O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado brasileiro a ter uma semana dedicada ao luto parental, por meio da lei 15.313, que instituiu a Semana Estadual de Conscientização sobre a Causa do Luto Parental. A atividade foi realizada pela ONG Amada Helena com o apoio da Associação Amigos de Cristo e GMZ Iluminação.
A luz alaranjada, que homenageou os pais enlutados, permaneceu projetada no monumento até 22h da quinta-feira.