O internauta Daniel Trevizan, de São Paulo, registrou no site internacional Online Star Register, na noite de segunda-feira (29), os nomes do influenciador Jesse Koz e do cão Shurastey como opção para batizar uma estrela da constelação de Orion.
O registro é apenas simbólico pela comunidade científica porque a autoridade responsável por denominar os corpos celestes é a União Astronômica Internacional (UAI). As informações são do G1.
Até o momento, a página reservada para a estrela Jesse e Shurastey conta com mais de 26 mil curtidas e 500 comentários. A notícia chegou até a tia do influenciador digital que morreu com seu cão em um acidente de carro nos Estados Unidos em 30 de maio. "Um presente inimaginável na minha mente. De qualquer lugar da terra, acessando as coordenadas, e com um telescópio será possível vê-la", se manifestou a familiar de Jesse nas redes sociais.
De acordo com Daniel, para realizar a inscrição no site ele teve que desembolsar R$ 240 para o pagamento de uma taxa. Após essa etapa, foi encaminhada em seu e-mail uma certificação com o nome da estrela que pode ser consultada em todo o mundo.
No certificado recebido pelo internauta, constam as coordenadas e o código do corpo celeste para localizá-lo no site internacional. Na própria plataforma, é explicado que o processo é meramente simbólico e que não tem validade científica.
A mensagem ressalta ainda que a UAI recebe pedidos de empresas privadas que pretendem comprar estrelas, constelações ou galáxias ou dar-lhes nomes e que certos estabelecimentos prestavam esse serviço mediante pagamento de uma taxa. No entanto, esclarece que esses nomes não têm validade formal ou oficial.
O acidente
O influenciador digital Jesse Koz, 29 anos, e o seu cachorro, o golden retriever Shurastey, morreram em um acidente de trânsito próximo à cidade de Portland, nos Estados Unidos, em 23 de maio desse ano.
No dia do fatídico acidente, Jesse viajava com seu cão e, em outro veículo, o casal Diego Strutz e Petri Celeste os acompanhavam. A colisão foi provocada quando um carro parou na rodovia para fazer uma conversão à esquerda e o influenciador não conseguiu frear a tempo.
De acordo com as autoridades norte-americanas, o dono do outro veículo, um Ford Scape, ficou levemente ferido e foi levado ao hospital e a criança de dois anos que também estava no carro não sofreu ferimentos.
Jesse ficou famoso na internet ao divulgar as viagens que realizava na companhia de seu cão em um Fusca ano 1978. O jovem era natural do Paraná, mas estava morando em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.