Em 5 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Língua Portuguesa e da cultura lusófona. A data foi oficializada em 2009, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o propósito de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português.
Em um levantamento divulgado pelo Instituto Camões, 260 milhões de pessoas em todo o mundo (3,7% da população mundial) falam a língua portuguesa. em 2040, o número chegará a 400 milhões de pessoas e em 2100, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), serão 500 milhões de pessoas. Estima-se que até o final do século, o continente africano registrará o maior aumento.
A língua é a mais falada no hemisfério sul e a quarta mais falada como língua materna no mundo, ficando atrás do mandarim, inglês e espanhol. Na internet, o português é quinta língua mais usada, com taxa de crescimento de 2.000% entre 2010 e 2017. Na China, 56 universidades ensinam o português como língua estrangeira, e cerca de 5 mil estudantes frequentam esses cursos.
Atualmente, o português é a língua oficial de nove países: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
História
riginado do latim vulgar, o idioma foi introduzido na Península Ibérica pelos conquistadores romanos no século 3. A história da língua portuguesa teve diversas fases até chegar no chamado "português moderno", que é datado do século 16.
Durante o começo do século 8, os mouros invadiram e ocuparam a região até século 11, quando os cristãos os expulsaram do local. O contato entre culturas distintas durante um longo período de tempo - isto é, latinos, árabes e povos assentados na Península Ibérica desde a antiguidade - foi dando origem a novos dialetos e idiomas, entre eles, o português.
No ano de 1536, foi publicada a primeira gramática da língua, chamada na época de Grammatica da lingoagem Portuguesa, de autoria do presbítero Fernão de Oliveira. Desde então, o idioma passou por diversas reformas e acordos ortográficos. O último foi assinado em 1990, mas só passou a vigorar em território brasileiro em janeiro de 2016.
Além do dia 5 de maio, a língua portuguesa também tem outra data, esta, nacional: comemorada oficialmente desde 2006, a partir de projeto do então senador Papaleo Paes, o 5 de novembro é o Dia Nacional da Língua Portuguesa.