Ainda vivendo os efeitos da pandemia, 2021 pode ter sido um ano difícil para muitas pessoas. Mas se há algo que o brasileiro domina, com certeza é o jogo de cintura para lidar com os problemas e adversidades com muito bom humor. E nesse sentido, os memes foram grandes aliados para manter a risada em dia.
De vacina contra covid à live do Instagram travada, não faltaram opções em 2021. Relembre, abaixo, alguns dos memes que bombaram neste ano:
BBB21
Foram 100 dias, transmitidos 24 horas por dia, através muitas câmeras câmeras. O resultado dessa quantidade de material só poderia ser um, ou melhor, vários: diversos memes marcaram a edição de 2021 do Big Brother Brasil.
Um deles foi o "basculho". Em uma briga durante o reality, Gil do Vigor disse à cantora Pocah "Eu não vim do lixo pra perder pra basculho, meu amor". No conflito, Pocah ficou confusa e não entendeu o que era basculho. Ela não foi a única: "o que é basculho?" foi, inclusive, a segunda pergunta mais feita ao Google em 2021. A palavra em questão se refere a lixo ou algo que é jogado fora, mas aparentemente muita gente não sabia disso até janeiro de 2021.
Outro momento que também ganhou as redes foi a morte do Fiuk. Ou melhor, a parada cardíaca. Em uma decisão de paredão, em que o reality mostra os batimentos cardíacos dos indicados, o filho do Fábio Jr. apareceu com zero na tela. O participante, que já era falado na internet por ser pouco enérgico no jogo, virou meme.
Falando em paredão, Karol Conka, uma dos integrantes mais marcantes da edição, virou meme com "Qualquer coisa me coloca no paredão", dita durante uma briga com Lucas Penteado. Na internet, a frase ganhou outras versões, como "não vou assistir a aula online, qualquer coisa me bota de recuperação".
Bernie Sanders sentado
Na posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, o senador Bernie Sanders foi fotografado sentado, aparentemente entediado ou com sono, afastado dos outros participantes e ainda vestido com roupas fora do padrão do restante dos participantes da posse. Da posse, o democrata acabou parando em diversos lugares, reais ou não. A visível falta de vontade do senador de estar no local virou piada:
"Pifaizer"
O que era para ser uma encenação da farmacêutica Pfizer contatando o presidente Jair Bolsonaro a respeito da venda de vacinas contra a covid-19 se tornou um dos maiores virais de 2021, com expressões que transbordaram o meme e grudaram no vocabulário do brasileiro "Sou eu, a Pifaizer", "Tá passada?" e "Diga lá, Naro" foram alguns dos bordões que ganharam vida graças ao humorista Esse Menino. Até o momento, foram mais de 1,8 milhão de curtidas.
Cringe
Em junho de 2021, a influenciadora digital Carol Rocha (@tchulim) perguntou no Twitter sobre o que os jovens da Geração Z “acham um mico” nos millenials. Na sequência, ela comentou “acho que falar mico já passou, é cringe né”. A publicação viralizou e trouxe à tona a discussão entre hábitos dos millenals e geração Z.
Tomar café da manhã, falar o tempo todo que trabalha e beber cerveja “litrão” foram algumas feitas pela Geração Y que os jovens julgaram.
Neve no RS
Em julho de 2021, nevou e não foi pouco no Rio Grande Sul. Os floquinhos de gelo cobriram capôs de carros, a vegetação, e deu até para fazer pequenos bonecos de neve, que renderam memes na internet. "Olaf de Taubaté" e "Boneco de Neve de Chernobyl" foram alguns dos apelidos nada carinhosos que a internet concedeu aos bonecos.
Todo Nicolas Cagezinho
"Isso aqui no Brasil pode parecer feio, mas na Irlanda do Norte eu sou ídolo". É assim que Fernando Schmidt, ou melhor, Dianho se descreve nos vídeos que se tornaram um dos maiores memes de 2021. Natural de Santa Cruz do Sul, o gaúcho começou a mostrar sua vida em vídeos no Tik Tok. Em um deles, de cabelo arrumado, Dianho se compara ao ator norte-americano Nicolas Cage "Olha o 'naipezera' do moleque essa hora. Seis da manhã e ele todo Nicolas Cagezinho já". Não precisou muito para o bordão virar sinônimo de beleza ou elegância.
Bem-te-vi
De origem indefinida e humor inusitado, o meme do bem-te-vi consiste em tirar uma cena já conhecida pelo público de contexto e inserir o canto do bem-te-vi. Vinhetas de abertura de programa, hits musicais e vídeos conhecidos da internet foram alvo do meme. Nem o tradicional "Boa noite" de William Bonner escapou dessa:
Travou, Maitê!
Se as lives da pandemia tinham ficado em 2020, a socialite Narcisa Tamborindeguy deu um jeito de deixar o tema em alta novamente este ano. Em uma transmissão ao vivo com a atriz Maitê Proença, as duas conversavam sobre a infância de Catarina, filha de Narcisa, que vivia na casa da ex-global, até que a conexão caiu.
"Conta, o que houve? Fala! Travou, Maitê!" disse a socialite, incessantemente proferiu "o que houve? Fala!", "estão me escutando?", "conta da Catarina", "o que houve, meu Deus?".
O meme já se bastava por aí, mas com o sumiço de Maitê, Narcisa aproveitou para ajeitar o cabelo em frente às câmeras e ainda decidiu ir ao banheiro com a live sendo transmitida. Quando Maitê voltou, não encontrou a amiga na transmissão.