Libélula, oftalmologista, fonoaudióloga, tiranossauro rex, proparoxítona, propositalmente, hipoteticamente e estapafúrdio. Essa sequência de palavras ficou conhecida nas redes sociais após viralizar em um vídeo que contém alerta máximo de fofura para a pronúncia de Alice, de apenas dois anos.
A publicação, feita há seis dias no Instagram da mãe da pequena, Morgana Secco, já conta com mais de 1 milhão de curtidas e 52,8 mil comentários — inclusive de famosos, como a cantora Maria Rita, as atrizes Nanda Costa e Giovanna Ewbank, o apresentador Celso Portiolli, e os ex-BBB Kaysar Dadour e Elana Valenaria.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, na quarta-feira (7), Morgana explicou o motivo de a filha falar tão bem palavras incomuns para uma criança pequena e afirmou que os vocábulos foram usados "na brincadeira". Segundo ela, Alice começou a falar cedo, quando tinha um ano e um mês, e logo já repetia tudo que os pais falavam. Por isso, na avaliação da mãe, teve quase um ano para melhorar sua dicção, vocabulário e compreensão.
— Ela adora e me pede para falar mais palavras às vezes. Quando ela me vê com o celular, acha que vou fazer a brincadeira e diz: “Quero falar mais palavras, mamãe”, e fica feliz da vida em repetir — relatou.
A gaúcha, que atualmente mora em Londres com a filha e o marido, também contou que Alice costuma repetir quando ela fala alguma palavra pouco usual, mesmo que ainda não entenda o significado. Mas a repetição sempre é seguida de uma risada, simplesmente porque a pequena acha legal aprender coisas novas.
Apesar de morar na Inglaterra, Alice ainda não fala inglês. Morgana e o marido decidiram conversar com a pequena somente em português para que, posteriormente, ela possa manter as duas línguas — o que facilitará o contato com o restante da família, que mora no Rio Grande do Sul.
De acordo com Morgana, a pequena não é muito agitada ou extrovertida, mas é simpática, "faladeira" e gosta de conversar até mesmo com quem não fala português.
— Quando estamos passeando no parque, ela vê pessoas, chega perto e quer conversar. Começa a rir e a falar com as pessoas, mesmo que elas estejam falando em inglês com ela. Ela é muito comunicativa mesmo e adora falar com todo mundo.
Além disso, a gaúcha destacou que a filha não percebe quando está sendo filmada e que não associa o celular aos vídeos, pois não tem acesso ao aparelho diariamente. Morgana conta que não costuma mostrar as publicações à pequena.
— Acho que é justamente isso que faz os vídeos serem tão naturais, porque ela está conversando comigo, não está agindo para uma câmera, ela está brincando — afirmou.
Questionada sobre o sucesso repentino nas redes sociais, a gaúcha disse que nunca imaginou a possibilidade de viver algo assim. De acordo com ela, o contato de muitas pessoas, inclusive de famosos, ainda gera uma estranheza.
O primeiro vídeo a viralizar foi publicado em fevereiro e, recentemente, Morgana atingiu a marca de 1,3 milhão de seguidores no Instagram.