Cortada pelo rio Zaan, a cidade de Zaandam fica a 20 quilômetros de Amsterdam, capital da Holanda. Mas desde o final de outubro ela também fica em Nova Petrópolis. Novo empreendimento turístico e gastronômico erguido na área central da cidade, a Casa Zaandam traz as cores, a arquitetura, os sabores e presta uma homenagem à cultura do país europeu, com olhar mais atento aos costumes das pequenas cidades de interior.
É impossível passar pela Avenida 15 de Novembro, a principal da cidade, e não ter a atenção chamada pelo colorido da imponente construção que emula as casas de madeira típicas da cidadela holandesa, dispostas lado a lado. Num segundo momento percebe-se dois enormes tamancos laranja igualmente ligados à tradição daquele povo, assim como famosos moinhos de vento. Aí já ficou bastante claro que se trata de um charmoso parque temático, que ao adentrar o visitante percebe as referências em cada mínimo detalhe, dos jarros de leite que marcam o número das mesas (as vacas holandesas são as mais famosas do mundo) à onipresença da cervejaria holandesa Heineken, parceira do empreendimento.
Aberto das 7h às 22h e até 00h nas sextas e sábados, na Zaandam é possível tomar o café da manhã, almoçar, fazer o happy hour ou a noitada com os amigos (durante a pandemia, o acesso é limitado de acordo com os protocolos de segurança sanitária vigentes). Um dos carros-chefes é o saboroso waffle holandês (stroopwafel), feito na hora e servido quentinho, com massa macia, cobertura de chocolate e opções de acompanhamentos como morango e marshmallow. Além das refeições no local, há um empório em que é possível levar para casa diversos produtos com a marca do local, como geleias, queijo colonial, cafés, cervejas e vinhos.
Com investimento na ordem dos R$ 5 milhões, os proprietários do complexo são uma família de descendência holandesa que reside em Nova Petrópolis, mas que prefere não aparecer. A ligação com a Zaandam original não tem relação direta com os antepassados, trata-se mais de um encantamento com o local que se tornou ponto de visitas recorrentes, segundo explica a gerente (carinhosamente chamada de “prefeita” pelos colegas), Tatiana Ram. Tatiana também explica sobre a aposta de empreender na cidade onde a família reside, e não na vizinha Gramado, capital dos parques temáticos.
– A ideia inicial era um hotel, que depois virou um café e evoluiu para esse complexo gastronômico. Ao longo dos últimos anos foram encomendadas pesquisas que mostraram que, diariamente, passam pelo centro de Nova Petrópolis mais pessoas do que recebe um shopping-center de uma grande cidade. Porém, é uma cidade de passagem, que não aproveita o fluxo de pessoas que segue para Gramado. Uma das questões destacadas na pesquisa era a questão da pouca iluminação à noite e da falta de lugares para comer à noite, duas situações que a Zaandam chega para resolver – conta Tatiana.
A experiência de estar num pedacinho da Holanda oferecida pela Zaandam vai além da arquitetura, da decoração e da gastronomia. Alguns funcionários, como a atendente Sara Borba Lemos, recebem os clientes com trajes típicos de camponeses, enquanto a trilha sonora do ambiente traz ritmos folclóricos do país europeu. A gerente revela que para o futuro, quando não houver mais restrições de acesso, os funcionários devem apresentar algumas danças típicas que logo começarão a ser ensaiadas.
O folclore holandês também está representado por suas lendas, como a do pequeno herói Peter, representado em uma estátua no gramado à entrada do complexo. Segundo a história contada há séculos para as as crianças holandesas, Peter era um menino de oito anos que salvou uma cidade inteira de uma inundação, contendo com a ponta do dedo um furo que provocaria o vazamento de um dique, enorme muralha que impede que o mar invada a terra. Vale lembrar que grande parte do território holandês fica abaixo do nível do mar.
Para o próximo ano, a Zaandam também deve ganhar mais opções de entretenimento, como um museu da cultura holandesa, com itens recebidos por entidades do país, e um pub em que será possível brindar e degustar os produtos da casa. Com 50 empregos já gerados na arrancada do negócio, a expectativa é de incrementar ainda mais a equipe no futuro.
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