Você provavelmente tem em sua casa algum eletrodoméstico que já não é da mesma cor que era quando foi comprado. Em aparelhos brancos, isso acontece com o passar do tempo devido à alteração na tonalidade do revestimento de plástico — que fica amarelado —, ocasionada pela ação da luz solar e pela sujeira.
Mesmo que o aspecto amarelado seja inevitável nesses eletrodomésticos, há maneiras fáceis e baratas de resolver o problema e fazer com que o aparelho fique parecendo novo. No entanto, é aconselhável fazer uma manutenção semestral para que as manchas não se tornem irreversíveis.
— Alguns equipamentos são difíceis de recuperar. Se é muito antigo ou está amarelado por muito tempo, fica complicado. Por isso, o ideal é fazer uma manutenção preventiva — orienta Roberto Lemos, proprietário da empresa de limpeza Ciaclean.
Receitas caseiras
Em seu manual de limpeza de eletrodomésticos, a Consul indica o uso de soluções como bicarbonato de sódio, vinagre branco ou detergente neutro com água para retirar resíduos e desamarelar o equipamento sem danificá-lo. Para as manchas, a maior efetividade está na mistura de bicarbonato, que deve ser aplicada diretamente no aparelho com um pano ou esponja macia.
Após aplicar, deixe a pasta agir por alguns minutos. Se o eletrodoméstico estiver muito manchado, vale deixar a mistura por mais tempo. Remova a solução utilizando novamente uma esponja macia e um pano umedecido com água morna.
Ainda para a remoção do amarelado, Lemos dá outra dica: o uso de água oxigenada 40 volumes pura. Segundo ele, o ideal é fazer essa limpeza em um dia de sol, pois o processo precisa de aquecimento. Também é importante utilizar luvas no momento da aplicação.
A água oxigenada deve ser aplicada com um pincel ou uma esponja sobre toda a parte manchada do eletrodoméstico. Em seguida, se possível, coloque o aparelho no sol e siga reaplicando o produto durante 30 minutos ou uma hora. Não é necessário esfregar, apenas deixe o produto agir.
Se for um eletrodoméstico grande, como uma geladeira ou um fogão, que não seja possível colocar no sol, pode-se utilizar papel filme para envolver o aparelho — ou a região — após a aplicação da água oxigenada. Nesse caso, o processo de clareamento pode ser mais lento.
Quando estiver pronto, remova todo o produto do aparelho com um pano úmido e macio. Depois, seque-o.
Outras manchas
Além do amarelado, é muito comum que os eletrodomésticos fiquem com manchas de cola de adesivos. Na maioria das vezes, são ocasionadas pelos adesivos que vêm de fábrica e você não consegue tirar de jeito nenhum. Em outro manual específico para o assunto, a Consul salienta que não é indicado utilizar removedores ou objetos como espátulas e facas, que podem danificar o aparelho.
Para remover a cola sem arranhar o eletrodoméstico, a empresa sugere quatro alternativas:
- Fita adesiva: em quantidades pequenas de cola, tente retirá-la utilizando uma fita adesiva bem aderente. Ela vai funcionar como um imã, juntando cola com cola.
- Óleo vegetal de cozinha: após retirar o adesivo, aplique um pouco de óleo vegetal de cozinha sobre os restos de cola e deixe agir por alguns minutos, até a cola amolecer. Depois, retire os resíduos de cola com um pano seco e limpo e utilize um pano úmido com sabão neutro para remover o óleo.
- Vinagre claro: você também pode tentar utilizar vinagre claro, com a mesma técnica descrita acima. Não use vinagre escuro, pois ele pode manchar superfícies claras.
- Suco de limão: dilua um pouco de suco em um pouco de água e aplique da mesma forma que o vinagre e o óleo, seguindo com a limpeza normal.
Produção: Jhully Costa