Ao consumir produtos como bebidas em garrafas pet, muitas pessoas já guardam as tampinhas plásticas para destinar à doação. Uma das iniciativas que faz o recolhimento desse material para ajudar entidades assistenciais é o Tampinha Legal. Agora, o programa está lançando um aplicativo de celular para quem estiver interessado em doar e quer saber mais sobre a iniciativa.
No aplicativo, é possível acompanhar as doações e checar, por exemplo, a quantidade coletada e o valor distribuído às entidades assistenciais. Também há uma ferramenta para encontrar pontos de coleta mais próximos.
— Pelo aplicativo, é possível localizar os pontos de coleta e cada um deles é de responsabilidade de uma entidade assistencial. Dessa forma, é possível escolher uma organização específica para ajudar ou o ponto de coleta mais próximo — comenta Simara Souza, coordenadora do Instituto SustenPlást, responsável pelo Tampinha Legal.
Desde que começou, em outubro de 2016, o projeto já arrecadou cerca de R$ 820 mil, destinados para 261 entidades assistenciais participantes do programa. Atualmente, entregam em Porto Alegre mais de três toneladas de tampinha por semana, o que representa as coletas de entidades de todo o Rio Grande do Sul.
O aplicativo já está disponível para celulares com sistema operacional Android ou iOS.