Quando chega a notificação de uma rede social no seu celular é difícil resistir e não clicar na hora. A partir disso, você acessa uma rede, acaba se distraindo e, sem perceber, já passou uma hora ou até mais. Por mais que possa ser considerado um hobby e um momento para relaxar, o uso excessivo das redes pode prejudicar a criatividade.
De acordo com o engenheiro eletricista e economista Luís Canário , sócio da Tris, marca de materiais escolares que decidiu incentivar seus colaboradores a se desconectarem do "excesso digital", absorver um volume alto de informações em pouco tempo pode gerar dificuldade de concentração.
— É comprovado que o ócio criativo é necessário para a geração de novas ideias — afirma Canário.
Quando se realiza uma atividade sem tecnologias, como um passeio pelo parque, as ideias podem começar a surgir e é possível que se pense em uma solução nova para os problemas. Então, tente fazer um detox digital e veja como isso pode afetar a sua criatividade.
Confira sete dicas para começar um detox digital
1. Durma longe do celular
Deixar o smartphone do seu lado e usá-lo como despertador é um gatilho para acessar as redes antes de dormir e deparar com as notificações logo ao acordar. Troque o aparelho por um despertador analógico ou coloque o celular no modo avião antes de dormir.
2. Desabilite as notificações
Desativar as notificações dos seus aplicativos é uma forma de controlar o uso das redes sociais. São elas que geram a ansiedade em pegar o smartphone a todo momento, pelo receito de perder alguma atualização.
3. Desapegue do celular quando estiver com amigos
Quando você vai a um barzinho com os amigos ou a um almoço de família, que tal propor que todos deixem seus celulares em um determinado local? Assim, você consegue interagir e mostrar que essas pessoas são a prioridade.
4. Faça um jejum das redes
Assuma o compromisso de ficar uma semana sem acessar as redes sociais. Mais do que deixar de usá-las, você vai perceber o quanto estava dependente dessa atividade e, ao retomar o uso, vai acabar se tornando mais seletivo, consumindo só aquilo que lhe agrega valor.
5. Estipule um limite
Se você acha que o jejum pode ser muito radical no começo, estipule um limite de tempo para utilizar as redes sociais durante o seu dia.
6. Reduza o número de amigos virtuais
Quando mais amigos você tiver, mais informação vai chegar. Uma redução pode lhe fazer perceber que estava tendo acesso a muita coisa que não agregava na sua vida.
7. Comece a fazer atividades que você sente vontade
Sabe aquela desculpa de que não tem tempo? Tome a iniciativa de começar algo que você tem vontade ou de retomar algo que goste, como alguma atividade esportiva ou leitura, por exemplo. Utilize o tempo que passaria nas redes para dedicar a essas atividades.