O pediatra e diretor-científico da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Marcelo Porto, alerta para a importância de um ambiente seguro de sono para bebês com menos de um ano de idade, sem o uso de bebês-confortos ou berços de balanço. Nesta terça-feira (16), a empresa Fisher-Price no Brasil distribuiu um comunicado recomendando que os consumidores parem de utilizar "imediatamente" o berço Rock'n Play Sleeper, associado à morte de 30 crianças menores de 12 meses. O produto era comercializado no Brasil.
De acordo com o pediatra, a morte dos bebês está associada ao balanço da cadeira, que acaba fazendo com que a criança mude de posição enquanto é embalada, prejudicando as vias aéreas e causando sufocamento.
— Bebês de até cinco meses só devem dormir de barriga para cima, jamais de lado ou de barriga para baixo. Estas cadeiras que fazem balanço são um grande perigo, assim como bebês-confortos utilizados fora do automóvel para as crianças dormirem. Em ambas situações, os bebês podem mudar de posição e morrerem sufocados — destaca o médico.
O produto relacionado às mortes é o "berço de balanço Rock'n Play Sleeper", modelo que a Comissão de Segurança de Produtos para o Consumidor dos Estados Unidos relacionou à morte de dezenas de crianças a partir de 2009, ano de início da comercialização do produto. Os óbitos ocorreram quando os bebês viraram de cabeça para baixo ou de costas sem estarem atados pelo cinto de segurança da cadeira.
O grupo norte-americano já havia anunciado, na sexta-feira (12), o recall de 4,7 milhões de cadeiras de bebê existentes no mercado mundial. "Nós providenciaremos o reembolso ou a troca do produto por um dos kits alternativos Fisher-Price, de acordo com a preferência de cada um", afirma o comunicado". Este recall não representa qualquer custo ao consumidor.
O recall do Rock'n Play Sleeper também foi solicitado pela Associação Americana de Pediatria. No comunicado enviado nesta terça-feira, a empresa afirma que o recall foi voluntário: "Vimos, por meio deste, comunicar que garantimos a segurança dos nossos produtos. No entanto, devido a incidentes relatados, durante os quais o produto foi utilizado de forma contrária às indicações e instruções de segurança, decidimos convocar um recall voluntário".
A empresa, do grupo Mattel, também disponibilizou canais de contato para os brasileiros tirarem dúvidas, incluindo um número para ligações gratuitas (0800-550780) e um e-mail (sac.matteldobrazil@mattel.com).
Pais, atenção!
* Bebês-confortos só devem ser utilizados dentro do carro, para o transporte do bebê, e com o cinto de segurança bem afivelado. Usar este equipamento em casa para a criança dormir pode causar o sufocamento dela, pois o queixo alcançará o peito e prejudicará a respiração.
* Jamais usar cadeiras de balanço.
* Bebês de até cinco meses de idade só devem dormir de barriga para cima, nunca de lado ou de barriga para baixo.
* Lugar de sono é um colchão firme, sem protetor de berço e bichos de pelúcia dentro do berço — ambos podem causar sufocamento.
* Em hipótese alguma usar travesseiros fofos. O próprio travesseiro pode sufocar o bebê.
* Cuidar o peso das cobertas e a quantidade. O melhor, no inverno, é colocar roupas softs na criança.
* Se usar ar-condicionado, manter o aparelho em 23°C ou 24°C.
* Jamais colocar o bebê para dormir na cama dos pais.
FONTE: Marcelo Porto, pediatra e diretor-científico da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul