A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) promove em março a terceira edição do evento "Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser". A ação tem como tema "Mulheres Fazem História" e contará com três painéis na programação, sobre arte, liderança e pensamento feminista. Os encontros, gratuitos e abertos ao público, serão realizados na Escola da Ajuris (Rua Celeste Gobbato, 229), em Porto Alegre, nos dias 14, 21 e 28 de março.
O primeiro painel ocorre no dia 14 de março, a partir das 18h30min, com o tema "A Arte Como Expressão". Participarão do debate a artista plástica e arte educadora Zorávia Bettiol e a atriz Deborah Finocchiaro. O projeto conta com interpretação de poemas, cantos ancestrais, temas instrumentais e releituras de compositores contemporâneos. Também haverá a abertura de uma exposição com obras de Zorávia na Pinacoteca da Ajuris. A abertura do encontro contará com apresentação artística musical de Clarissa Ferreira e Aline Araújo, com o show Pampa de Vênus.
No dia 21 de março ocorre o segundo painel, sobre Lideranças Femininas, também a partir das 18h30min. Estarão presentes na mesa de debate a conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Cléa Carpi, que em 1989 tornou-se a primeira presidente mulher da seccional Rio Grande do Sul e foi a primeira mulher a presidir o Centro Acadêmico André da Rocha, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A desembargadora Denise Oliveira Cezar, atual corregedora-geral de Justiça e primeira mulher a presidir a Ajuris, e a chefe de Polícia do Estado, Nadine Anflor, que neste ano tornou-se a primeira mulher à frente da corporação no Rio Grande do Sul. A cantora Mariana Bavaresco abrira o segundo dia de painel.
O último dia da programação será realizado em 28 de março, a partir das 18h30min, com a temática "Pensamento Feminista". O encontro terá participação da mestranda em Direito pela Unisinos Winnie Bueno, ativista dos movimentos sociais negro e feminista e integrante da Rede de Ciberativistas Negras, e da mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela Escola de Economia e Ciência Política de Londres (LSE) Joanna Burigo, fundadora da Casa da Mãe Joanna e coordenadora pedagógica da ONG Emancipa Mulher. Na abertura do último painel, a apresentação musical será de Nina e banda.