Era um fim de semana, no início deste mês de março. Fernando Leite estava de folga, andando com seu jet-ski na Praia de Armação, em Penha, em Santa Catarina, quando perdeu seu Apple Watch, relógio inteligente avaliado em R$ 2 mil. Como estava numa parte mais profunda, já dava o aparelho como perdido.
Conformado com a perda e com o prejuízo, programou-se para, na semana seguinte, comprar um novo – com a promessa de ser um pouco mais cuidadoso. Mas não precisou. Isso porque uma boa ação de dois garotos de Blumenau, Davi Gustavo Lueders, 13 anos, e Maurizio Duvia Filho, 13, fez com que ele recuperasse o relógio e, mais do que isso: tivesse fé nas pessoas.
Maurizio estava brincando com irmão quando encontrou o Apple Watch no fundo do mar. Foi por acaso:
— Eu tava procurando uns caranguejinhos para tacar no meu irmão quando encontrei. Pensei que era um chinelo e ia recolher pra jogar no lixo. Aí vi que era o relógio — relata o bem-humorado Maurizio.
O aparelho estava desligado e eles não sabiam o que fazer. É aí que surgiu Christian Lueders, tio de Davi, que trabalha na área de tecnologia. Ele encontrou um carregador e conseguiu ligar o relógio, que logo de cara mostrava uma foto de Fernando. Até então, é claro, eles nem sabiam quem era o homem da foto o proprietário do aparelho.
Christian, então, fez um post no Facebook. "Pessoal, não é frustrante quando perdemos algo e não encontramos? O colega aí da foto perdeu o Apple Watch nas águas da Praia de Armação, em Penha. Só conseguimos ligar ele hoje. Entramos em contato com a Apple através do 0800, mas não puderam nos ajudar".
— Nada mais justo do que usar a rede social para o bem, né? — disse Christian à reportagem.
Mas eles nem precisavam dessa ajuda. Bastaram 15 minutos após a publicação do post para que um conhecido marcasse Fernando nos comentários. Rápido assim. Sem cerimônia.
— O relógio é o de menos. Fiquei feliz pelo ato dos meninos, de recolher, de procurar, de querer devolver para o dono. Isso nos dá a esperança de um mundo melhor, com a gurizada querendo agir da forma correta. Isso não tem preço — conta Fernando.
Os meninos e Fernando, então, marcaram de se encontrar para que pudessem devolver o relógio. Como recompensa à boa ação, os estudantes dos colégios Bom Jesus e Machado de Assis ganharam bolas de futebol. Um reconhecimento por aquilo que fizeram e pelo bom exemplo que deram.
— Os meninos olharam para mim e disseram que estavam emocionados por eu ter levado um presentinho para eles. Pô, eles emocionados? Eu é que tenho que ficar, por conta dessa boa ação deles e esse exemplo — enaltece Fernando.
Agora, a promessa é de que os dois meninos andarão de jet-ski, junto com Fernando, nas mesmas águas da Praia de Armação, em Penha.