As mechas da ação "Cabelos de Aço", realizada pela Brigada Militar (BM), foram entregues em Porto Alegre nesta quinta-feira (28). No total, 357 mechas foram arrecadadas em todo o Estado desde o lançamento da campanha, em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Na data, a bordo do barco Cisne Branco, policiais militares cortaram o cabelo para estimular colegas a doarem os fios para a confecção de perucas destinadas a mulheres em tratamento contra o câncer.
— Essa ação se iniciou pela doação de cabelo das policiais militares, mas a comunidade em geral se engajou também na causa. Mulheres civis se sensibilizaram com a campanha e acabaram aderindo e doando seus cabelos, por isso conseguimos totalizar 357 mechas — explica a capitã Clarisse Heck.
Em Porto Alegre, foram recolhidas 157 mechas. Elas foram entregues durante uma cerimônia no quartel-general da Brigada Militar, no Centro Histórico, para organizações que atendem pessoas em tratamento contra o câncer, como Associação de Assistência e Prevenção ao Câncer (Aapecan), Instituto da Mama (Imama) e Instituto do Câncer Infantil. No local, também estavam pacientes com câncer.
Em uma das mechas doadas para a confecção de perucas, havia um recado com um desenho: "Para quem receber meu cabelinho, Deus te abençoe".
— Essas mechas vão proporcionar autoestima e alegria, principalmente para as adolescentes — agradece a gerente institucional do Instituto do Câncer Infantil, Valéria Foletto.
A iniciativa foi inspirada em Mayara Greiner, oito anos, filha da soldado Aylem Greiner, de Osório. Em 2018, a menina, que cultivava madeixas dignas de Rapunzel, propôs para a mãe o "tesouraço" em prol das crianças carecas. A ideia surgiu depois que ela assistiu a alguns vídeos no YouTube que mostravam pacientes da doença.
— Me senti feliz vendo várias pessoas doarem — afirmou a menina.
Segundo a Brigada Militar, em abril será lançada uma ação com foco na doação de sangue.