Confira os seus grupos no WhatsApp: existe uma chance de você ter recebido uma mensagem indicando um evento histórico para o mês de julho: um mês com cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos.
A corrente afirma que o fenômeno tem relação com o Feng Shui e que acontece apenas uma vez a cada 823 anos, sendo chamado de "bolso cheio de dinheiro".
Infelizmente, tudo isso não passa de um boato que já havia mostrado suas caras em 2014, quando a mesma corrente havia afirmado que o evento aconteceria em agosto daquele ano.
A mensagem já apresenta um erro quando analisada pelo calendário: o mês de julho não começa em uma sexta-feira.
Segundo o matemático e professor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Tristão Garcia, todos os meses com 31 dias (janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro) apresentam três dias da semana que se repetirão cinco vezes cada. Isso independe da data em que o referido mês irá começar.
— Todo mês de 31 dias começa como termina e vice-versa. Ele pode se iniciar tanto em uma segunda-feira quanto em uma sexta-feira, que o padrão se repete — ressalta Garcia.
O site Boatos.org, especializado em desvendar a veracidade desse tipo de corrente, falou sobre o assunto numa das últimas vezes em que a corrente veio à tona.
A essência da mensagem permaneceu relativamente inalterada ao longo de várias versões e traduções, inclusive o alegado ciclo de 823 anos.
Sobre o Feng Shui, a informação também está equivocada. Ele é apenas uma arte chinesa que relaciona o espaço em que estamos ao nosso bem-estar. Segundo o Feng Shui, o local onde vivemos e trabalhamos reflete em como nos sentimos.