Nesta sexta-feira (27), Dia Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas, a ONG gaúcha THEMIS — Gênero, Justiça e Direitos Humanos divulgará em Porto Alegre o aplicativo Laudelina, desenvolvido para consolidar os direitos dos trabalhadores domésticos. A ação ocorrerá na Estação Mercado do Trensurb e no terminal de ônibus Parobé, no Centro.
Criação da THEMIS, em parceria com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), a ferramenta pode ser baixada em celulares Android e possibilita a troca de informações entre trabalhadores. O aplicativo inclui um manual sobre os direitos das domésticas, calculadoras de salário, benefícios e rescisão contratual, lista de instituições de proteção de diferentes cidades do Brasil e rede de contatos de uma mesma região.
Para desenvolver o Laudelina, as entidades receberam do Prêmio Desafio de Impacto Social do Google, em 2016, R$ 650 mil por dois anos e ainda tiveram o acompanhamento da empresa durante o processo de construção da ferramenta.
Meus Direitos
Segundo a coordenadora do projeto, a assessora jurídica da THEMIS Livia Zanatta, o passo seguinte será liberar até o próximo mês a versão para web e complementar a ferramenta com áudios explicativos na aba Meus Direitos, que aborda os direitos dos domésticos. Lançado em dezembro do ano passado, o Laudelina já tem 3 mil usuários ativos. Para que ainda mais trabalhadores o acessem, a entidade vem realizando a Caravana Laudelina em diferentes partes do Brasil — Salvador e Rio, por exemplo — e interior do Estado para ensiná-los a utilizarem o aplicativo. Em maio, a Capital gaúcha deverá ter uma oficina, ainda sem data ou local determinados.
— As oficinas têm duração de duas horas, são gratuitas e a ideia é que, depois da aula, estas mulheres possam multiplicar o conhecimento — ressalta Livia.
Facilidade
Cuidadora de idosos há 18 anos, Carmen Lucia Santos, 58 anos, do bairro Restinga, foi uma das primeiras a fazer o download do aplicativo. Moradora e promotora legal popular na comunidade, Carmen aprendeu a usar o Laudelina com outras integrantes da THEMIS e o aprovou. Carmen costuma usar as calculadoras de salário e benefícios, disponíveis no aplicativo. Com a ajuda do Laudelina, ela já esclareceu dúvidas para outras colegas.
— Ele é fácil de usar, não tem palavras difíceis e é de extrema importância para uma classe que precisa de apoio. Uma coisa é você saber que existe uma lei, a outra é você ter esta lei ao alcance do teu celular — ressalta Carmen.
O nome do app homenageia Laudelina de Campos Melo, ativista do movimento negro que em 1936 criou a primeira associação de trabalhadoras domésticas no Brasil, em Campinas (SP).
Como usá-lo
* Acesse a loja de aplicativos de seu celular Android
* Pesquise por Laudelina
* Faça o download do app
* Na barra lateral de menu, faça o cadastro em Meu Perfil
* Não precisa pagar pelo aplicativo
* O aplicativo não exige senha
Ações na Capital
* Das 8h às 12h e das 18h às 19h, ocorre ação de conscientização de trabalhadoras domésticas sobre os seus direitos na Estação Mercado do Trensurb.
* No Terminal de ônibus Parobé, das 18h às 19h, ocorre panfletagem
* Informações: (51) 3212-0104