O primeiro eclipse total do sol em 99 anos nos Estados Unidos teve início às 9h5min local (13h05 de Brasília), quando o disco solar começou a ser oculto pela Lua em Oregon, no noroeste do país. A agência espacial americana (Nasa, na sigla em inglês) transmitiu ao vivo em seu site e nas redes sociais o fenômeno.
O eclipse ficou total às 14h20min (de Brasília) e o fenômeno se deslocou paulatinamente para o leste do país. O eclipse concluiu sua travessia nos Estados Unidos às 15h48min, na Carolina do Sul, litoral atlântica, no sudeste.
A transmissão da Nasa foi intercalada entre imagens da lua encobrindo o sol e as reações dos norte-americanos que acompanham o fenômeno em diferentes pontos do país. Na página da agência espacial no Facebook, mais de 400 mil pessoas acompanhavam a transmissão ao vivo do fenômeno por volta das 13h50min. Pelo Twitter o número chegava a 32 mil.
Leia mais:
Como os EUA esperam seu primeiro eclipse solar total em 99 anos
Demônios, dragões e vampiros: os eclipses solares despertam imaginação
Foram dois minutos e 40 segundos de completa escuridão para quem esteve entre Salem, no Oregon, e a cidade de Charleston, na Carolina do Sul. Observadores de fora dessa região, a 3 mil quilômetros acima ou abaixo dessa faixa, puderam observar um eclipse solar parcial, em que a lua cobre parte do disco do sol.
No Brasil, os moradores das regiões Norte e Nordeste puderam avistar o fenômeno. Uma parceria entre o Twitter e o canal The Weather Channel (@weatherchannel) transmitiu ao vivo o eclipse a partir das 14h nesta página. Além disso, um emoji especial para a data foi ativado ao utilizar a hashtag #Eclipse2017.
ZERO HORA COM AFP