Oficialmente, o inverno começou no dia 21 de junho. Quase três semanas depois, contudo, muitos gaúchos se perguntam: onde está o frio que ainda não apareceu?
Em entrevista ao Gaúcha Repórter desta terça-feira (11), o professor de meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Vagner Anabor explica que isso ocorre porque estamos em um "ano neutro".
Leia mais:
30°C no sábado, 3ºC no domingo: RS terá verão e inverno no mesmo fíndi
Inverno no Rio Grande do Sul será marcado por ondas de frio e chuva
– Na maior parte do tempo, estamos sob o efeito do El Niño, que causa um inverno mais chuvoso, ou sobre o período da La Niña, que é um tempo mais seco na região Sul do Brasil. Nesses anos, não há um padrão, por isso é considerado neutro – disse.
Ainda de acordo com o professor, os anos neutros estão associados a um fenômeno que vem ocorrendo com alguma frequência: o bloqueio atmosférico. Isso impede que massas de ar ou frentes atmosféricas instalem-se em determinadas regiões porque são áreas de alta pressão.
– É uma circulação que se estabelece no Oceano Pacífico, na costa do Chile, em níveis elevados da atmosfera, e acaba desviando os sistemas meteorológicos da nossa latitude – afirma.
A previsão para esta semana é que o calor predomine no Rio Grande do Sul – no sábado, as máximas podem chegar aos 30°C no Vale do Sinos. Já no domingo, a previsão indica declínio nas temperaturas.
– Ainda não é uma entrada de ar frio como é típica do inverno. O inverno tem mostrado esse padrão, intercalado: período de frio e veranico – disse Anabor.