O inverno nem começou e o Rio Grande do Sul já acordou abaixo de zero. A onda de frio intenso que atingiu o Estado é apenas a primeira de várias previstas para a estação, que também deve ser marcada pelos dias chuvosos.
Segundo a Somar Meteorologia, as temperaturas devem oscilar bastante ao longo dos próximos três meses, intercalando períodos gelados – com possibilidade de formação de geada – com dias agradáveis.
Leia mais:
Rio Grande do Sul tem temperatura mais baixa do ano
Primeiros dias de inverno terão temperaturas agradáveis
– Em relação ao ano passado, quando tivemos ondas frequentes e duradouras, este inverno não terá tanto frio constante. Esperamos entradas de ondas de frio no fim de junho e em meados de julho – diz a coordenadora técnica da Somar, Patricia Vieira, lembrando que, geralmente, o outono gaúcho é marcado pelos dias frios, enquanto o inverno chama a atenção pela umidade.
Os dias mais quentes devem marcar, em média, 20°C. No entanto, alguns municípios podem superar essa temperatura, especialmente durante as tardes.
Espera-se, também, bastante chuva durante a estação, mas nada comparado com o observado no outono.
– Tivemos municípios que ficaram acima dos 600mm. Não esperamos nada desse patamar – destaca Patricia.
Em julho, as precipitações devem ficar acima da média somente na fronteira com o Uruguai, enquanto o Norte deve ter pouca chuva.
Para agosto, pode-se esperar mais acumulados de chuva, especialmente na segunda quinzena do mês. Setembro deve repetir o mês anterior. Na primeira semana, há expectativa de chuva intensa, mas dentro da média histórica para o período.