Em meio ao desemprego no país, hackers tentam aplicar um golpe que se aproveita do sonho dos trabalhadores de ter a carteira de trabalho assinada. E ainda usam o nome de uma grande rede de supermercados para fisgar vítimas.
Leia mais
Uber oferece cupons de R$ 100 de desconto para corridas? É falso
McDonald's distribui cupons de desconto? É boato
Leia outros textos da seção Notícia Falsa na Rede
Golpistas virtuais criaram uma armadilha que promete participação em falso processo seletivo no Carrefour, com salários de até R$ 1.852. Segundo a empresa de segurança mobile PSafe, em menos de 24 horas, mais de 200 mil pessoas compartilharam a falsa promessa.
– O número de acessos desse golpe não para de crescer, com média de 10 mil cliques por hora, devido à rápida disseminação via WhatsApp – afirma o gerente de Segurança da PSafe, Emilio Simoni.
Compartilhar
O especialista explica que o golpe consiste no envio de um link pelo aplicativo de mensagens instantâneas, alertando que a rede de supermercados está contratando profissionais com urgência, sem experiência e para início imediato. Ao acessar o endereço, é solicitado que o usuário responda a perguntas para se candidatar (Você conhece ou frequenta o Carrefour da sua cidade?, Você tem carteira de trabalho e realmente está interessado nessa vaga? É maior de 18 anos?).
A vítima é encaminhada para uma nova página. Nela, para poder agendar a suposta entrevista de emprego, a pessoa deve compartilhar a oportunidade com 15 amigos via WhatsApp, para que possam "preencher o mais rápido possível as vagas". Dessa maneira, o golpe é disseminado rapidamente no mundo digital, atingindo um maior número de pessoas.
O usuário é encaminhado para se cadastrar em serviços de SMS pago, que efetuam cobranças indevidas, ou baixar aplicativos falsos que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros crimes financeiros. O ataque ainda conta com comentários de falsos usuários alegando que conseguiram a vaga de emprego.
A rede Carrefour esclarece, por meio de nota oficial, que essa informação sobre vagas de emprego circulando no WhatsApp é completamente falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem e deletem a mensagem e reforça que somente divulga suas vagas por meio dos portais Vagas.com, Catho, Curriculum.com, InfoJobs e em seu perfil oficial no LinkedIn.
Você leu uma informação e ficou em dúvida se é verdade ou mentira? Envie sua sugestão, por WhatsApp, para a seção Notícia Falsa na Rede: (51) 99667-4125