Faltando duas semanas para o fim da campanha da vacinação contra a gripe, apenas uma em cada três crianças do Rio Grande do Sul foi imunizada, ou 33% do total. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (12) pela Secretaria Estadual da Saúde, um dia antes do chamado dia D de mobilização nacional contra a gripe. Segundo o balanço da pasta, a situação é ainda mais preocupante em Porto Alegre: apenas 28% das crianças entre seis meses e menos de cinco anos foram vacinadas na capital. As informações são da Rádio Gaúcha.
Segundo a Secretaria, todos os demais grupos prioritários já atingiram e ultrapassaram os 40% da meta. O objetivo até o fim da campanha é imunizar 90% dos grupos. Duas pessoas já morreram por gripe A neste ano no Estado. Os pacientes eram de Porto Alegre, idosos e portadores de doença crônica.
Leia mais
Dia Nacional da Vacinação contra a gripe será neste sábado
Só 1 em 4 pessoas de grupo de risco tomou vacina contra a gripe no país
Como idosos podem fazer a vacina contra pneumonia de graça
– É uma situação preocupante. No ano passado, tivemos uma circulação muito grande do vírus e, com isso, as pessoas adquirem resistência. Mas as crianças, não. Algumas ainda não tiveram a oportunidade desse contato – alerta o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis.
Além das crianças nessa faixa etária, têm direito à vacina pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, trabalhadores em saúde, indígenas, mulheres até 45 dias após o parto, pessoas portadoras de doenças crônicas, presos e professores.
Neste sábado, para o Dia D de Mobilização, postos de saúde abrirão em todo o Estado. Em Porto Alegre, todas as 141 unidades de saúde funcionarão das 8h às 17h.