Uma pista livre, um carro de sonhos e disposição para aproveitar toda a tecnologia que faz o R8 V10, o modelo mais potente e rápido na história da Audi. O superesportivo de corridas adaptado com luxo e conforto para o uso nas ruas e estradas foi apresentado no autódromo da Fazenda Capuava. O seu segredo: 50% das peças são do R8 LMS, um dos maiores vencedores das tradicionais 24 Horas de Le Mans. O test-drive foi de alta adrenalina, de tirar o folego e aproveitar ao máximo a oportunidade de conduzir um ícone esportivo. O Audi R8 Coupé 5.2 V10 custa R$ 1.170.990.
Se o visual chama a atenção, o comportamento impressiona. O novo Audi R8 5.2 V10 Plus de 610 cv e força (torque) de 560 Nm parece um foguete. Na excelente pista da Fazenda Capuava mostrou que não brinca e, apesar de toda a potência, é fácil de dirigir.
O interior revestido em carbono, o quadro de instrumentos virtual e o volante de corrida com base reta combinam com o luxuoso acabamento com os sistemas MMI Toutch e Audi Connect e sistema de som Bang & Olufsen.
O corpo do piloto encaixa no banco em forma de concha, fundamental em curvas acentuadas em alta velocidade. Ajustados banco, volante e retrovisores, o V10 aspirado ronca baixo, mas basta pisar no acelerador para gritar mais alto, como uma sinfonia. O velocímetro sobe rapidamente enquanto a transmissão de S-Tronic de sete velocidades e dupla embreagem despeja potência.
Procurei conhecer a fera aos poucos e, como tinha outros cinco carros na pista e não sou piloto de corrida procurei não exagerar no acelerador. Mas foi difícil. Apesar dos 4,42m de comprimento, 1,24m de altura e 1,94m largura, o R8 parece um kart.
A direção precisa, a excelente suspensão, a tração quattro e os avançados recursos eletrônicos facilitam a condução. As rodas de aro de 20 polegadas e pneus 245/30 ajudam a engolir curvas. O R8 gruda no chão. Os freios de cerâmica são eficientes e seguram quando preciso. O R8 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e chega a velocidade máxima de 330 km/h. Claro que fiquei longe e não passei dos 200 km/h.
A carroceria em alumínio e fibra de carbono e 15% mais leve e tem rigidez torcional 40% maior em relação ao modelo anterior. O visual ousado combina linhas agressivas mas elegantes. Na frente, a ampla grade tipo colmeia, separa os faróis a laser. As saídas do escapamento em forma trapezoidal, o aerofólio e o vidro que mostra o motor valorizam a traseira.
O interior surpreende em cada detalhe. Acabamento em fibra de carbono, o volante tipo competição traz quattro botões para seleção dos modos de condução e alteração do som do escapamento, também as aletas para a troca de marcha sequencial.