A partir desta sexta-feira, clientes da CEEE de sete cidades do Rio Grande do Sul terão a conta de luz disponível logo após o registro do consumo no medidor. Os primeiros municípios a receberem a chamada fatura instantânea são Alvorada, Guaíba, Eldorado do Sul, Osório, Dom Pedrito, Capão do Leão, e os bairros do Laranjal e Três Vendas, em Pelotas, onde 187 mil clientes serão beneficiados com a nova medida. As informações são da Rádio Gaúcha.
Com o novo processo, a conta de luz será impressa em um equipamento na hora que o funcionário da CEEE registra o consumo de energia elétrica no medidor nos prédios, eliminando, assim, o envio da fatura pelo correio. Nesta quinta-feira, testes já foram realizados com clientes no município de Dom Pedrito.
De acordo com a CEEE, a medida representará uma economia anual de R$ 15 milhões nos custos operacionais. A fatura instantânea também irá permitir maior agilidade em caso de contestação do valor da conta de luz.
A data de vencimento da fatura não muda com o novo processo. Serviços on-line, como acesso a segunda via da conta e outras informações sobre consumo e histórico de pagamento, seguem disponíveis no site da companhia.
Até abril, a fatura instantânea estará disponível para toda a área residencial e urbana de concessão da CEEE – o que representa 1,175 milhão de clientes. Em Porto Alegre, a novidade começará a valer a partir de março. Para as zonas rurais, ainda não há previsão de implantação do serviço.