Morreu neste domingo, no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro, o arquiteto Haruyoshi Ono, aos 73 anos. Discípulo e parceiro criativo do também arquiteto, pasiagista e artista plástico Roberto Burle Marx, Haruyoshi trabalhou com seu mentor a partir da década de 1960.
Haruyoshi morreu em consequência de uma hemorragia intracrâniana. O arquiteto participou de diversos projetos importantes do mobiliário urbano do Rio de Janeiro, como o Museu do Amanhã e a Vila dos Atletas; além de obras em outras cidades e países, como uma área de 300 mil metros quadrados do Eixo Monumental, em Brasília; a Praça da Revolução, em Rio Branco (AC); e um retrofit do Parque Kuala Lumpur City Centre.
Após a morte do mestre Roberto Burle Marx, Haruyoshi se tornou o titular do escritório e continuou a criação e elaboração de projetos em espaços públicos, comerciais e particulares, tanto no Brasil como no exterior.
A morte do arquiteto foi comunicada no Facebook do Burle Marx Escritório de Paisagismo. Confira a nota na íntegra:
"É com tristeza e saudade que comunicamos o falecimento do nosso querido Haru. Haruyoshi Ono dedicou mais de 50 anos ao Escritório, tendo sido parceiro criativo de Roberto Burle Marx por mais de 30 anos, desenvolvendo projetos de renome no Brasil e exterior. Seus filhos, Isabela Ono e Julio Ono, a arquiteta e esposa Fatima Gomes, e seu sócio, Gustavo Leivas; que trabalham com ele há mais de 20 anos, permanecem à frente dos projetos e do acervo paisagístico, dando continuidade ao seu legado. Informaremos aqui assim que tivermos o local e horário do velório"