Hoje é dia de o futebol mobilizar os gaúchos – metade vai torcer pela vitória do Grêmio sobre o Atlético-MG no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, e a outra metade vai secar o Tricolor.
Para colorados e gremistas, portanto, a noite será de reunião de amigos em frente à TV, já que o jogo acontecerá em Belo Horizonte. E o melhor acompanhamento para a ocasião são os petiscos.
O Diário Gaúcho sugere duas receitas simples de fazer. Ambas levam feijão em sua composição. Delicie-se e bom jogo!
Bolinho de Feijão Fradinho com Calabresa
Ingredientes
Massa
- 1 xícara (chá) de feijão fradinho
- 5 xícaras (chá) de água
- 1 folha de louro
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 dente de alho picado
- Sal a gosto
- 3 colheres (sopa) de farinha de mandioca crua
- 1 colher (chá) de polvilho azedo
Recheio
- 200g de linguiça calabresa defumada picada
- 1 dente de alho picado
- 60g de queijo muçarela cortado em cubos
Para empanar
- Clara de ovo
- Farinha de rosca
Para fritar
-Óleo
Preparo
Massa
1. Em uma panela de pressão, coloque o feijão, a água e o louro. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos, contados a partir do início da pressão. Desligue o fogo e aguarde sair toda a pressão antes de abrir a panela.
2. Coloque no liquidificador o feijão cozido e meia xícara (chá) do líquido de cozimento, e bata até formar uma massa homogênea.
3. Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e frite o alho até dourar levemente. Coloque a mistura do liquidificador e o sal, e refogue. Adicione, aos poucos, a farinha de mandioca crua e cozinhe, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela.
4. Reserve até amornar. Junte o polvilho azedo e amasse até ficar homogêneo.
Recheio
- Em uma frigideira, coloque a linguiça e o alho e frite na própria gordura, em fogo médio, por três minutos ou até dourar levemente.
Montagem
1. Divida a massa em 20 porções. Abra cada porção de massa na palma da mão, coloque um pouco de linguiça e um cubo de queijo no centro de cada uma e modele no formato de um bolinho. Empane com a clara e a farinha de rosca.
2. Em uma panela pequena, aqueça o óleo em fogo alto e frite de 4 a 6 bolinhos de cada vez. Sirva em seguida.
Torradas Viva México
Ingredientes
Para a pasta de feijão
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 3 dentes de alho picados
- 1 cebola média picada
- 2 xícaras (chá) de feijão cozido
- 1 xícara (chá) do caldo do cozimento
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- 1 colher (sopa) de coentro picado
- 1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picadinha
- Sal a gosto
Para o creme azedo
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
- suco de 1 limão
- 1 colher (café) de sal
Para a montagem
- 1 embalagem de torradinhas (160g)
- 100g de queijo cheddar ralado grosso
Preparo
1. Para fazer a pasta de feijão: em uma panela, aqueça o azeite, doure o alho e a cebola. Junte o feijão, o caldo e tempere com o cominho, o coentro, a pimenta e o sal.
2. Cozinhe por um minuto após início da fervura e desligue o fogo. Bata no processador para obter uma pasta e volte à panela. Volte ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, até que comece a soltar do fundo da panela. Reserve.
3. Prepare o creme azedo: coloque o creme de leite na tigela da batedeira e bata até obter ponto de chantilly. Junte o suco de limão, o sal e misture. Mantenha em geladeira até o momento de utilizar.
4. Monte as torradas: sobre cada uma, coloque uma porção da pasta de feijão, salpique com cheddar e leve ao forno pré-aquecido por três minutos. Retire do forno e finalize com o creme azedo.