O que uma empresa quebrada, um fim de namoro e a demissão de um funcionário têm em comum? Alguém fechou os olhos por tempo demais, ignorando problemas críticos, que em vez de serem enfrentados, continuaram sendo varridos para baixo do tapete. E se pudéssemos ter a sensibilidade de ver a fundo nossas carreiras, bem como relacionamentos e empresas, e diferenciar uma oportunidade de ouro de um barco furado?
O mais óbvio quando algo vai mal é surgir aquele pensamento de que “começou errado”. Porém, é difícil saber identificar o erro além da ideia geral. Percepções e expectativas muito diferentes fazem parte da receita para o fracasso. Usemos o exemplo de alguém tentando vender paleta mexicana no subúrbio, é uma infelicidade e tanto. Não que o público não goste de paleta ou que não tenha dinheiro, mas é que existe o sacolé da Dona Neide, que custa um vigésimo do preço.
O mercado muda, como as pessoas. Podem evoluir ou regredir,mas raramente permanecem totalmente em um mesmo patamar por muito tempo. Por isso, nossas estratégias devem ser dinâmicas. Podemos ser positivos, pensar no melhor. No entanto, essa positividade não deve chegar ao ponto de nos cegar para as limitações e ameaças reais que já conhecemos. Esperar pode dar resultado.Algumas coisas levam tempo mesmo. Para assar um bolo você precisa de 40 minutos, não adianta abrir o forno a cada cinco minutos, nem só depois de duas horas.
É importante reconhecer que tudo é possível, inclusive o fim. Reconhecer todas as possibilidades é agir com maturidade, ajuda a lidar com elas, seja para o bem ou para o mal. Pensar na possibilidade de fechar a empresa e buscar algo diferente, recomeçar, pode ser aterrorizante. O mesmo vale para um pedido de demissão ou decidir terminar uma relação. Na verdade, a ideia de “continuar enquanto não aparece coisa melhor” é o verdadeiro terror.
E quando o problema é o outro? Pense por um instante, você faz tudo certo, ou ao menos tenta dar o seu melhor, e ainda sim esbarra em um mercado, empregador ou parceiro que não reconhece o trabalho. Parece que não há mais nada a fazer a não ser reclamar e esperar um milagre. Enquanto isso, tem gente que adoraria ter o seu produto, mas você não chega até eles porque gasta todo seu tempo, e dinheiro, em estratégias de vendas para o público errado.Pensando assim, de quem é o problema?
O segredo de qualquer relacionamento, pessoal ou profissional, é entrar nele pensando em dar algo que você tem de melhor, e não apenas esperar receber o que lhe interessa em troca. É fazer a lição de casa e criar seu marketing alinhado às expectativas do cliente que você tem.
No fim das contas, pessoas físicas e jurídicas não são tão diferentes assim. Todas dependem de relacionamentos para sobreviver, evoluir e serem felizes. A felicidade da empresa é o lucro. Não se esqueça que quanto maior a sua ambição, mais paciência e trabalho você precisa empregar. Mesmo com dificuldades, toda empresa pode ter salvação, todo casamento, uma reconciliação e toda carreira, um recomeço. Se quer sucesso, você deve sempre assumir a responsabilidade desde o início ou mais cedo ou mais tarde vai descobrir que“não era amor, era cilada”.