Em fevereiro deste ano, a estudante de Letras Samantha Konorath, 36 anos, descobriu que o filho mais novo, Vicente, três anos, tinha transtorno do espectro autista (TEA). Foi um mergulho em um universo desconhecido, com pouca informação, muito preconceito e avaliações equivocadas.
Leia também:
Transtorno do Espectro Autista desafia a Medicina
Intervenção precoce melhora prognóstico de autismo, aponta estudo
Excesso de ácido fólico na gravidez aumenta risco de autismo, aponta pesquisa
Percebeu que havia um caminho tortuoso para descobrir as ferramentas necessárias para garantir direitos, respeito e compreensão ao filho e ela mesma na condição de mãe de uma criança com autismo. E foi daí que surgiu a parceria com o amigo Diego Ambrózio para criar o projeto "Cada mês um mundo", um calendário em que as imagens que ilustram os 12 meses do ano são protagonizadas por crianças com TEA. O material será lançado em um piquenique neste sábado no Parque Getúlio Vargas, em Canoas, pelo Instituto Autismo & Vida, de Porto Alegre.
A ideia foi inspirada em uma iniciativa semelhante que ela e Diego encontraram na internet, porém, feita com crianças com síndrome de Down. Samantha, ao lado de Diego, buscou parcerias, como da agência TD8 Comunicação e da fotógrafa Paloma Fantini, que também é mãe de uma menina com autismo. Foram seis meses de dedicação para que o calendário, mais do que indicar dias, meses e feriados, aponte para um futuro mais acolhedor para os pequenos. As fotos, a maioria feita no parque que sediará o lançamento, pretendem desfazer estereótipos sobre o transtorno e, principalmente, revelar o que são crianças com autismo.
– Elas são crianças como quaisquer outras. O autismo não as define. Queremos levar essa informação e quebrar paradigmas. Crianças autistas criam, sim, vínculos com seus familiares, com seus amigos. Querem brincar, basta que você as inclua. Então, a gente quer acabar com estereótipos, preconceitos e levar mais conhecimento às pessoas – diz Samantha.
O calendário estará à venda durante o piquenique em Canoas e também na sede do Instituto Autismo & Vida, ONG que, desde 2010, dedica-se a ampliar o debate e o acesso a informações sobre o transtorno, promovendo palestras, bate-papos e eventos sob diversas abordagens do problema.
– Começou como um grupo de apoio aos pais, mas resolvemos ampliar nossas ações porque percebemos muito desconhecimento – conta Marilene Leite Symanski, diretora-presidente da ONG.
Informação qualificada ainda é desafio para familiares e cuidadores
Superintendente da Associação de Amigos do Autista - AMA, fundada em 1983 como a primeira entidade civil do Brasil ligada ao tema, Ana Maria Mello ressalta que o TEA ainda é muito estigmatizado no país e que, apesar de avanços, o acesso a tratamentos e à informação qualificada ainda é o grande desafio enfrentado por familiares e cuidadores de pessoas autistas.
O TEA é um transtorno de desenvolvimento que apresenta, entre os sintomas mais comuns, dificuldades de socialização e comunicação. O nome "espectro" não é por acaso, já que pode ter muitas variáveis tanto de causas quanto de gravidade.
– Você pode ter uma pessoa com TEA de inteligência acima da média e uma pessoa com retardo mental severo. Mas quanto mais cedo se começa o tratamento, melhores são os resultados. E é isso que apavora os pais, porque eles não encontram ainda uma estrutura adequada de atendimento – diz Ana, ressaltando que a busca pelo apoio de associações e grupos pode ser um bom caminho para troca e acolhimento.
– Quando os pais, os familiares se empoderam, eles conseguem ajudar no desenvolvimento do autista. À medida que têm mais conhecimento, ganham mais condições para isso – completa Marilene.
No piquenique deste sábado, haverá brinquedos infláveis, animação inclusiva, pintura corporal de Lenon Tarragô, tenda sensorial e show da banda Annie Hall Ragtime Group. Toda a programação é gratuita.
Piquenique de lançamento do calendário Cada mês um mundo
Quando: sábado, das 15h às 19h
Onde: Parque Getúlio Vargas/ Capão do Corvo, na Rua Dona Rafaela, 700, Marechal Rondon, em Canoas
Preço do calendário: R$ 12. O valor arrecadado com a venda dos calendários será revertido totalmente ao Instituto Autismo & Vida.