O Detran gaúcho ainda aguarda as especificações técnicas que permitirão colocar em prática descontos de 40% nas multas de trânsito. O órgão oficiou o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para saber os critérios de implementação e os custos necessários sobre a alteração no Sistema de Notificação Eletrônica. Até agora, não houve resposta. Depois de receber os detalhes técnicos, o Detran irá avaliar o que precisa fazer para aderir à proposta.
Leia também
Detran oferece curso para pedalar com segurança
Multas sobem mais de 50% a partir desta terça-feira
Estado não adere a sistema de descontos para pagamentos de multas por aplicativo
O Denatran lança nesta terça-feira um aplicativo para smartphones que dará o desconto, mas só para quem não recorrer das multas. Basta instalar o app e se cadastrar. Mas, para que o benefício funcione, é preciso que os órgãos de trânsito passem a fazer notificações eletrônicas. Os Detrans de Santa Catarina e de Minas Gerais, o Dnit e a Polícia Rodoviária Federal serão os primeiros a emitir esse tipo de multa.
A EPTC deve concluir a migração das multas para a plataforma eletrônica até o fim do ano. Segundo o diretor-presidente da companhia, Vanderlei Cappellari, o talonário eletrônico está em implementação. Até agora, 40% dos agentes já estão usando o novo procedimento.
Hoje, quem paga a infração antes do vencimento tem redução de 20% no valor. O motorista que optar pelo sistema eletrônico não receberá mais a carta de notificação e nem a infração pelos Correios.