Você já ouviu que o leão é considerado o rei dos animais? Pode até ser em outros lugares, mas não no zoológico de Edimburgo, na Escócia. Lá quem dá as cartas é o pequeno _ mas não menos imponente _ Sir Nils Olav, um charmoso pinguim. Isso mesmo, um pinguim. E não estamos falando dos pinguins de Madagascar. Sir Nils é considerado o “rei” do zoológico desde 1972, quando foi apadrinhado como mascote da Guarda Real norueguesa.
Se já não bastasse ser o mascote, a ave já recebeu os títulos de cavaleiro, honraria aprovada pelo Rei Haroldo V da Noruega e, mais recente, o de brigadeiro, a mais prestigiada honra militar do país nórdico. A condecoração ocorreu nesta segunda-feira, na Escócia.
Na cerimônia, estiveram presentes 50 soldados que fizeram continência ao pinguim mais graduado do mundo. – Temos uma longa história de relações com a Guarda Real da Noruega. É algo de que nos sentimos muito orgulhosos, afirmou David Windmill, diretor da Sociedade Zoológica Real da Escócia, a que pertence zoológico de Edimburgo, onde vive Sir Nils. _ Ele adora a atenção que recebe nas cerimonias e também gosta de inspecionar as tropas _ afirmou Windmill.
Você deve estar se perguntando: por que um pinguim que vive em um zoológico na Escócia receberia honrarias da Noruega?
A história começou 1972, quando a Guarda Real norueguesa se encontrava na capital da Escócia, Edimburgo, para uma parada militar e, como é costume do país, decidiram condecorar um rei para o zoológico. Desde então, todas as vezes que os militares noruegueses passaram pela capital escocesa o pinguim recebeu algum tipo de condecoração.
O Nils Olav original, no entanto, morreu há 20 anos e foi substituído desde então.
*Com agências