Não saia de casa sem guarda-chuva! Pelo menos até sexta-feira, a previsão é de instabilidade em todo o Rio Grande do Sul. Nesta madrugada, a Região Metropolitana, Litoral Norte e Serra foram as mais atingidas pela chuva.
Porto Alegre registrou o maior acumulado, com 51mm, o que representa 42% do esperado para todo o mês de julho. De acordo com a Somar meteorologia, entre as 5h e as 6h, chegou a chover 9mm.
Leia mais:
Porto Alegre registra 42% da chuva esperada para julho só nesta segunda-feira
– Esse número deve aumentar ao longo do dia, pois a chuva não vai cessar – afirma a coordenadora técnica da Somar, Patricia Vieira, ao acrescentar que o volume chuva deve ficar mais baixo ainda pela manhã e tarde, voltando a se intensificar à noite.
Além da precipitação, houve relatos de queda de granizo na Capital. Outros municípios que também tiveram grandes acumulados foram Tramandaí, com 50mm, Rio Pardo, com 38mm, e Caçapava do Sul, com 29mm.
As temperaturas se mantiveram acima dos 10°C em boa parte do Estado, com exceção de Canguçu (9,2°C), Jaguarão (9,6°C) e Mostardas (9,4°C). Em Santo Augusto, os termômetros chegaram aos 19,5°C.
Durante a segunda-feira, as temperaturas devem oscilar entre 12°C e 14°C em quase todas as regiões. Porto Alegre pode chegar a 22°C.
O mau tempo deve continuar em todo o Rio Grande do Sul ao longo da semana de forma isolada. Na quinta-feira, a formação de uma frente fria traz chuva generalizada para todos os municípios.
Já na sexta-feira, será a hora de trocar o guarda-chuvas pelo casaco: o avanço de uma massa de ar polar chega ao Estado deixando as mínimas na casa dos 5°C.