Sábado é dia de celebrar o cooperativismo no Rio Grande do Sul. Uma rede de voluntariado vai promover ações por todo o Estado no Dia de Cooperar – ou "Dia C", como a ação tem sido chamada. Em Porto Alegre, onde ocorrerá a maior comemoração, haverá atividades no Largo Glênio Peres, das 9h às 17h, com serviços de saúde, educação, cidadania e shows gratuitos.
Tampinhas de garrafa pet poderão ser trocadas por peças de roupa e cortes de cabelo, e haverá medição de pressão arterial, massagem relaxante e orientação sobre alimentação saudável. O evento contará com serviços gratuitos aos visitantes e atrações musicais, como as bandas Os Fagundes, Los 3 Plantados, Grupo Zueira, Melody SixZ e o MC Jean Paul. Em frente ao Mercado Público, com a participação dos apresentadores Luciano Périco, Sérgio Zambiasi e Gugu Streit, serão divulgadas ainda as iniciativas em diversos municípios.
Neste ano, 158 projetos mobilizam mais de 7 mil voluntários em 90 cidades do Estado, com a participação de 176 cooperativas. Cidades do Interior também serão protagonistas de variadas oficinas e atividades solidárias. Em Coronel Barros, por exemplo, dezenas de voluntários vão revitalizar uma praça construindo um "espaço verde" com materiais recicláveis.
A campanha é realizada com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e do Sescoop/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul). No ano passado, mais de 107 mil pessoas foram beneficiadas com ações de responsabilidade social em todo o Estado.
Criado em 2009, o Dia de Cooperar é um programa de responsabilidade social promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado em todo o país. Somente no ano passado, conforme os organizadores, o Dia C beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas.