A notícia de que o servidor brasileiro do Pokémon Go foi adicionado na segunda-feira empolgou o público que aguarda ansiosamente pelo lançamento do jogo aqui no Brasil. Mas a data oficial da estreia é ainda incerta. Até agora,o game foi lançado oficialmente apenas em países da Europa e da América do Norte.
Leia mais:
Por que você ainda vai baixar (e jogar) "Pokémon Go"
QUIZ: na onda do Pokémon Go, de qual criatura você seria mestre?
VÍDEO: fomos ao Parque da Redenção mostrar como funciona o Pokémon Go
Por enquanto, usuários se baseiam em rumores e vazamentos de informações como as únicas pistas dos próximos lugares onde o jogo pode ser lançado. As próprias produtoras do Pokémon Go, a Niantic e a Nintendo, fazem mistério. É quase uma surpresa quando um novo país é anunciado pelos canais oficiais das empresas.
E mesmo quando há algumas certezas sobre quais serão os próximos países que vão poder caçar Pokémons em seus territórios, os planos sofrem mudanças.
Aconteceu com o Japão. O lançamento estava previsto para esta quinta-feira, mas de acordo com sites especializados, como o TechCrunch, um vazamento de e-mails que anunciavam uma parceria do McDonald's com o jogo levou as empresas a atrasarem a estreia no país asiático. As lojas de fast food se tornariam ginásios para os treinadores – como são chamados – os jogadores de Pokémon.
Mas são os problemas técnicos e com os servidores para sustentar que milhões de pessoas pelo mundo continuem jogando que está desafiando a Nintendo e a Niantic. A demora e o processo de lançamento gradual têm o objetivo de dar tempo às empresas de se preparem estruturalmente para os acessos.
A queda dos servidores não só irrita os jogadores como faz as companhias perderem dinheiro. O jogo, apesar de gratuito, disponibiliza a opção de compras de certo recursos.
O sucesso estrondoso de Pokémon Go fez as ações da Nintendo subirem continuamente por 10 dias, mas a instabilidade dos servidores tem posto um freio nesse crescimento. Ou seja, a Nintendo pode comemorar que fez um jogo que explodiu mundialmente, mas agora, corre contra o tempo para manter o game no ar com estabilidade.
Gostinho
No Brasil, alguns usuários tiveram um gostinho de Pokémon Go quando o game foi lançado pela primeira vez, no dia 11 de julho. Por algumas horas, um aplicativo não-oficial para Android funcionou aqui no país e quem estava acordado pode caçar alguns Pokémons em terras brasileiras.
Atualmente, os apps já está desativado e quem não tem paciência para esperar e procura alternativas para ter o game, pode se dar mal baixando vírus ou malware que atacam o smartphone. O indicado é esperar para os apps oficiais que são gratuitos.