O frio intenso que predomina no Estado derrubou ainda mais a temperatura durante a madrugada de terça-feira, levando algumas cidades a registrar sensação térmica abaixo de 0ºC.
Em Cruz Alta, no noroeste gaúcho, os termômetros alcançaram temperaturas negativas, registrando mínima de - 0,1ºC, com sensação de -1ºC. Em Vacaria, a sensação térmica foi de -3,1ºC. Em Sobradinho, no Vale do Rio Pardo, a previsão de geada se confirmou.
Leia mais:
RS amanhece com temperatura negativa em diversas regiões
Conheça vantagens e desvantagens de comidas e bebidas típicas do inverno
7 dicas para curtir o frio no Rio Grande do Sul
E para quem espera que, com o sol, a tarde seja mais amena, as notícias não são animadoras. Conforme a Somar Meteorologia, a temperatura seguirá caindo em todo o Estado pelo menos até 9h da manhã.
Na Região Metropolitana, a terça-feira será bastante ventosa, provocando sensação térmica de 3ºC. Durante a madrugada, a mínima registrada em Porto Alegre foi de 6,5ºC. Já ao longo do dia, as máximas registradas nos termômetros da Capital não devem ultrapassar os 13ºC.
A sensação térmica no Litotal Norte também será influenciada pelos ventos, que farão a população sentir um frio de até 1,6ºC durante a tarde. Os termômetros, entretanto, devem variar entre 4,2ºC e 10ºC.
De acordo com a Marinha do Brasil, há potencial para ressaca entre Chuí e Laguna (SC) com ondas de até 3 metros de altura.
Segundo o meteorologista Fábio Luengo, da Somar, até a próxima semana, o Rio Grande do Sul não deve registrar chuva e a massa polar que está sobre o Estado ganhará ainda mais força e há chances de nevar na Serra. Para quarta-feira, o potencial de geadas também aumenta, sobretudo em municípios como Santa Maria, Santa Rosa e Erechim. Porto Alegre deve continuar com temperatura bem baixa, na casa dos 7ºC logo cedo e não passando dos 13ºC à tarde.