Clientes da Vivo, Tim, Oi e Claro já relatam que o WhatsApp deixou de funcionar, na tarde desta segunda-feira. A versão web do serviço também deixou de funcionar por volta das 14h.
Leia também:
Justiça determina bloqueio do WhatsApp a partir das 14h desta segunda-feira
Confira alternativas ao WhatsApp
A decisão de que o serviço seria bloqueado foi anunciada pela manhã. Uma determinação do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto, no Sergipe, previa que as empresas deveriam indisponibilizar o aplicativo a partir das 14h desta segunda-feira. A medida deve valer por 72 horas em todo o país. A multa para o descumprimento é de R$ 500 mil por dia.
De acordo com a Agência de Notícias do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), o magistrado atendeu a uma medida cautelar ingressada pela Polícia Federal, aprovada pelo Ministério Público, em razão de a empresa não ter atendido uma determinação de quebra de sigilo de mensagens trocadas no aplicativo para fins de investigação criminal sobre crime organizado de tráfico de drogas em Lagarto. O TJ-SE diz ainda que a medida cautelar expedida por Montalvão basou-se nos artigos 11, 12, 13 e 15 da Lei do Marco Civil da Internet.
A assessoria de imprensa do TJSE informou que o caso corre em segredo de Justiça, e, por isso, o juiz responsável pela decisão não comentaria o bloqueio do aplicativo. Procurada, a Polícia Federal também informou que o delegado Aldo Amorim, membro da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal em Brasília, também não falaria a respeito do assunto.