Considerada extinta na região há mais de duas décadas, a ave Gubernatrix cristata, conhecida como cardeal-amarelo, foi fotografada no começo de maio na região da Serra do Sudeste, no Rio Grande do Sul, próximo à fronteira com o Uruguai. É a primeira vez em mais de 15 anos que um macho adulto (exemplar) da espécie é fotografado e filmado em seu ambiente natural nessa região.
A descoberta ocorreu durante uma expedição à região do grupo que estuda a espécie, formado por PUCRS, UFRGS e IGRÉ, financiados pela Fundação Grupo O Boticário, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Fundação Zoobotânica do Estado e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os pesquisadores capturaram o pássaro, coletaram amostras para análises genéticas e fizeram uma marcação que permite monitorá-lo.
Leia mais:
Veja vídeo do grupo que pesquisa aves em perigo de extinção no Estado
Lista revela 804 espécies de plantas sob risco de extinção no Estado
Duas novas espécies de anfíbios extintas são descobertas no Brasil
O cardeal-amarelo é um dos pássaros mais ameaçados de extinção do Brasil. A única população conhecida e monitorada da ave vive no Parque Estadual do Espinilho e arredores, no extremo-oeste do Rio Grande do Sul. A estimativa do grupo que pesquisa a ave é de que existam cerca de 50 aves da espécie no Rio Grande do Sul.
A captura e o comércio ilegal de cardeais-amarelos para criação em cativeiro e a destruição do habitat são as principais ameaças à espécie e foram responsáveis pelo desaparecimento do pássaro nessa região nas últimas décadas.