O rápido avanço de uma frente fria, neste domingo, trouxe a chuva de volta ao Rio Grande do Sul, com trovoadas e rajadas de vento. Segundo a Somar Meteorologia, a tendência para o decorrer da tarde é de que as precipitações mais fortes e eventuais temporais fiquem concentrados sobre o Norte.
Leia mais
Confira a previsão do tempo para a sua cidade
Temperatura mínima em Porto Alegre é a menor em abril desde 2008
A Defesa Civil não havia registrado nenhum caso de danos graves até o final da manhã no Estado. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) retirou, por volta das 10h30min, árvores que caíram sobre a pista da BR-386, em Montenegro, liberando o trânsito em três pontos da rodovia. A PRF recomenda que os motoristas reduzam a velocidade, liguem os faróis dos veículos e evitem manobras bruscas.
Até o meio-dia, o acumulado máximo de precipitações oscilava entre 40 e 50 milímetros nas cidades gaúchas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as rajadas de vento alcançaram 65 km/h em Canela e Soledade, 70 km/h em Rio Pardo e 85km/h em Santa Maria.
Nesta manhã, segundo a Somar, a temperatura variou pouco. Em Porto Alegre, ficou na casa dos 15°C. Em São José dos Ausentes, chegou aos 8°C na madrugada e estava por volta dos 13°C ao meio-dia.
Semana começa com tempo nublado e ventos fortes
A segunda-feira deverá ser de tempo nublado, úmido e com ventos fortes no Estado. Poderá haver chuva fraca no Leste, Centro e Sul.
A temperatura começará mais baixa do que neste domingo em razão do avanço de uma massa de ar de origem polar. Até o fim do dia, deverá cair ainda mais.
A combinação de umidade e ventos fortes vai gerar sensação térmica bastante baixa, especialmente na Campanha e na Serra. Além disso, a segunda-feira deve ser de mar agitado e com ventos fortes em todas as praias gaúchas.
Confira as temperaturas: