Além de todos os requisitos de uma boa mãe, o papel que Greice de Lima tanto sonhou em exercer na adolescência exige pique e uma disposição que nem imaginava ter. Aos 31 anos, ela enfrenta uma maratona por dia. Com uma filha tetraplégica, acorda diariamente com o desafio de cuidar de Ana Luisa, dez anos, em tempo integral, tendo que dividir atenção e carinho com os outros dois filhos, Maurício, 14 anos, e Manoela, seis anos. Na quinta-feira, o Diário Gaúcho acompanhou momentos desse desafio para contar no Dia das Mães.
A única filha planejada, Ana Luisa, dez anos, sofreu paralisia cerebral após complicações no parto e modificou completamente a rotina da mãe. Greice deixou para trás os planos de ser técnica em enfermagem e de seguir os passos da mãe, Maria Terezinha, 58 anos. Fez curso de manicure e tentou vender bolos, mas a correria a impediu de prosperar em ambas as atividades. O sonho de Greice acabou virando uma profissão inesperada: a de ser mãe.
Hoje, ela vive com os três filhos, a mãe e o companheiro, Francisco, 34 anos, no Bairro Itaú, em Eldorado do Sul. Greice não paraDo momento que sai da cama até a noite, Greice não para. O filho mais velho estuda pela manhã, enquanto ela fica com as meninas. Às 10h, enquanto dá iogurte para Ana Luisa no café, observa se Manuela está comendo a maçã e espia o relógio.
Não são nem 11h e ela começa a preparar o almoço, ao mesmo tempo em que arruma as meninas para ir à aula, no turno da tarde. Ana entende tudo que a mãe fala. Greice caminha de um lado para o outro, conversa com as filhas e agiliza a saída delas para a aula. Ajeita o cabelo de Ana, confere a merenda de Manu e sai ao meio-dia em direção à parada de ônibus. Aí, começa a maratona para levar as gurias, cada uma para sua escola, em Porto Alegre.
Dia das Mães
Acompanhamos a maratona de uma mãe que tem filho paraplégico
O DG acompanhou um dia na vida de Greice que se divide em uma rotina intensa de cuidados em tempo integral a Ana Luisa, 10 anos, que é tetraplégica, sem deixar de dar carinho e atenção à caçula Manoela, 6 anos, e ao mais velho, Maurício, 14 anos
Jeniffer Gularte
Enviar email