Do calor senegalês ao frio de renguear cusco, o mês de abril dos gaúchos foi um festival de temperaturas. Entre altos e baixos, o Estado registrou máxima de 37,2°C no início da segunda quinzena, e mínima de -0,3°C ontem. Embora seja considerado um mês de transição de estações e oscilações climáticas, a queda abrupta nos termômetros causa certa estranheza.
Para o professor do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) Augusto José Pereira Filho, a alta temperatura não é muito comum e ele a trata como "veranico antecipado", mas tem uma explicação. Segundo o professor, por quase um mês houve o predomínio de uma situação de alta pressão no Atlântico Sul, o que favoreceu o aquecimento.
Leia mais:
Porto Alegre bate novo recorde e registra menor temperatura do ano
RS registra temperatura mínima mais baixa em abril desde 1967
– Nessa época, no início do outono, há o aumento da passagem de sistemas de frentes frias. Como não houve essa passagem, não ocorreram trocas de massas entre a região equatorial e o polo. Com essa primeira troca de calor, aumentou o contraste e o resultado foi a queda abrupta – explica o especialista.
Essa pressão mais elevada, além de bloquear a troca de massas, também reduziu a quantidade de nuvens, favorecendo o predomínio do sol e, consequentemente, o aquecimento da superfície.
Já para o professor de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Vagner Anabor, essa variação dos quase 40°C para as temperaturas negativas no Estado dos últimos dias não é uma situação inédita.
– Estamos em uma situação de transição do período quente em direção ao inverno. O tempo não muda de uma hora para outra como as pessoas costumam pensar: na data exata da entrada do inverno é que o frio vai começar. Os fenômenos do tempo vão adquirindo as características típicas gradativamente – pondera.
O professor ainda diz que o Estado está sob atuação de um ciclone extratropical que evoluiu, permitindo a passagem de uma frente fria – demarcada pelas chuvas das últimas semanas – que serviu de ponto de transição entre o setor quente do sistema para o setor frio, que está influenciando o tempo na região nas últimas horas.
Sem previsão de mais calor forte, como o registrado no começo de abril, a expectativa é de ainda mais frio no fim de semana. Anabor afirma que os ventos que sopram de Sul sobre o Estado vão favorecer uma nova entrada de ar frio, derrubando ainda mais as marcas nos termômetros.
Nesta sexta-feira, não houve registro de temperatura negativa. No entanto, Porto Alegre marcou a mínima do ano, com 7°C. Ontem, a Capital registrou 7,3°C. Em São José dos Ausentes, a quinta-feira foi de recorde para o mês: marcou -0,3°C. Hoje, o município dos Campos de Cima da Serra amanheceu com 0,5°C.