No primeiro dia de vacinação contra a gripe em Porto Alegre, nesta segunda-feira, foram aplicadas 45 mil doses nas unidades de saúde. O movimento mais intenso ocorreu na Região Central, em especial no Centro de Saúde Modelo. Em função disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que o público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe busque atendimento nas unidades de saúde localizadas nos bairros.
– É importante que as pessoas dos grupos prioritários procurem as unidades de saúde dos bairros, para desafogar a área central, além da vantagem do atendimento na própria comunidade – destaca a coordenadora da Atenção Básica da SMS, Vânia Frantz.
A campanha vai até 20 de maio, sendo uma das ações da Operação Inverno da prefeitura.
Leia mais:
Ministério da Saúde confirma 230 mortes por H1N1 no Brasil
Postos de saúde da Capital têm filas no primeiro dia de vacinação contra a gripe
Vacinação contra a gripe começa nesta segunda no Rio Grande do Sul
No próximo sábado, Dia de Mobilização Nacional, todas as 141 unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h para vacinar a população-alvo, sendo que a meta da campanha é imunizar pelo menos 80% desse público. A abertura oficial será às 9h, com a presença do prefeito José Fortunati e do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, na sede da secretaria (Avenida João Pessoa, 325), que também irá receber a população, servindo para dar suporte ao Centro de Saúde Modelo.
Outra opção será a Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde, que vacinará a comunidade das 8h às 17h, na Avenida Padre Cacique, 372.