Poucos dias antes de começar a 31ª da Festa da Uva, o presidente Edson Néspolo estava receoso. Com medo dos reflexos da crise econômica, que poderiam dificultar a vinda de turistas para Caxias do Sul e diminuir as vendas dentro dos Pavilhões, não quis fazer grandes projeções. Agora, na reta final do evento, que chega ao fim neste domingo, Néspolo é só sorrisos. Há grande possibilidade de a Festa bater recorde histórico de público, chegando a um milhão de visitantes.
INFO: confira a programação completa, guia de serviços, mapa dos Pavilhões e atrações extras
Os números, embora ainda não fechados, explicam parte dessa felicidade. Até domingo passado, 410.652 pessoas já haviam circulado pelo Parque de Exposições. O número é menos da metade do contabilizado na edição de 2014, quando 918.565 participaram da Festa, mas esse total ainda não inclui grandes atrações, como a Noite Gospel, na terça-feira, com 14 mil pessoas, e a Noite do Funk, na quarta, com 30 mil, além do público que assistiu aos desfiles na Plácido do Castro e competiu nas Olimpíadas Coloniais.
As noites temáticas, inclusive, foram os grandes trunfos desta edição, avalia Néspolo:
- Conseguimos agradar diversos públicos e trazer gente nova para dentro da Festa. Por que colocamos o show da Anitta em uma quarta-feira? Porque estávamos com medo que poderia ter pouca gente circulando no Parque. Queríamos preencher esses dias. Mas a nossa surpresa é que o público aprovou, prestigiou. Também pensamos em apresentações para o público jovem, como uma estratégia de renovação da Festa.
Como este último final de semana promete ser de grande movimento nos Pavilhões, os números devem crescer ainda mais.
- Tudo indica que chegaremos a 1 milhão de visitantes até domingo. É o que esperamos, já que suamos, desde abril, para montar algo que agradasse. Hoje é muito difícil sustentar uma festa com 18 dias. E segunda-feira vou acordar pensando: conseguimos - espera Néspolo.
O sucesso de público na Festa, grande parte formada por turistas que lotaram os hotéis de Caxias nos finais de semana da Festa - com movimentação 5% maior em comparação com 2014, segundo estimativa Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh) - teve reflexos nos recursos arrecadados. Ainda na quinta-feira, os R$ 16,5 milhões investidos na realização do evento foram recuperados com patrocínios, venda de espaços e bilheteria.
Últimos dias
Público da 31ª Festa da Uva pode chegar a 1 milhão
Até domingo passado, 410.652 pessoas já haviam circulado pelo Parque de Exposições
GZH faz parte do The Trust Project