A partir desta terça-feira, entram em vigor as novas regras para geração de energia distribuída. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou as regras para estimular pessoas físicas e jurídicas a produzir sua própria energia limpa.
A revisão da resolução normativa nº 482 permite que o consumidor instale pequenos geradores como painéis solares e microturbinas eólicas, entre outras fontes renováveis em sua unidade casa e troque energia com a distribuidora local com objetivo de reduzir o valor de sua fatura de energia elétrica.
Nas novas regras da Aneel, quando a quantidade de energia gerada em determinado mês for superior à energia consumida naquele período, o consumidor fica com créditos que podem ser utilizados em até cinco anos para diminuir a fatura dos meses seguintes.
Leia também
Quando vale e quando não vale a pena investir em sistema energia solar
México, EUA e Canadá assinam pacto de energia limpa
Outra novidade da norma permite a geração distribuída em condomínios , cooperativas e associações de vizinhos. Assim, a energia gerada pode ser dividida entre os condôminos em porcentagens definidas pelos próprios consumidores.
Pelos novos parâmetros, o consumidor também pode produzir energia em um lugar e utilizá-la em outro se o local estiver na mesma área de distribuição.