A dois dias do prazo final para o pagamento do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente ao salário de dezembro e ao 13º do empregado doméstico, contribuintes enfrentam nova dificuldade no portal: um problema na emissão das guias.
Segundo a Receita, devem ser geradas duas guias de pagamento diferentes neste mês: uma para pagar os tributos que incidem sobre o 13º e outra para os dias trabalhados em dezembro. O problema surge quando o usuário acessa o campo para impressão da guia do 13º: a única opção disponível é para quitar os tributos referentes a 2016, e não 2015. Ao se tentar gerar a guia dos impostos referentes a dezembro, uma mensagem aparece informando que a folha de dezembro "só poderá ser editada após o encerramento da folha décimo terceiro". A Receita ainda não se pronunciou sobre a falha.
Receita orienta sobre desligamento de empregados no eSocial
Contribuintes reclamam de dificuldades para acessar eSocial
O site eSocial, criado pelo governo Federal, unifica o pagamento de encargos trabalhistas, como FGTS, imposto de renda e seguro contra acidentes no trabalho. Se os benefícios não forem recolhidos no prazo, o empregador paga multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% do total.