Entenda os sintomas e o tratamento das doenças transmitidas pelo Aedes:
O Rio Grande do Sul registrou dois novos casos suspeitos de zika vírus desde o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. Entre 19 e 26 de dezembro, o número de notificações da doença no Estado em 2015 chegou a 23, porém nenhum caso foi confirmado. O maior aumento foi registrado na semana passada, quando houve 17 novas notificações.
O número de pessoas infectadas com dengue também aumentou neste ano no Estado: na última semana, foram confirmados quatro novos casos de dengue, elevando o total a 1.272. Houve ainda 66 notificações da doença no período, e os casos suspeitos agora chegam a 4.029.
Também houve aumento nas suspeitas de febre chikungunya no Rio Grande do Sul, outra doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Mais oito casos suspeitos foram registrados pela secretaria: agora, são 68 notificações de chikungunya no Estado. O número de casos confirmados - dois - permanece o mesmo.
Em 15 de dezembro, o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou que o Rio Grande do Sul registrou o primeiro caso de microcefalia associado ao zika. A gestante teria contraído o vírus no primeiro trimestre da gravidez, em janeiro, quando viajou para Pernambuco. No mais recente balanço sobre a microcefalia no Brasil, apresentado ontem pelo Ministério da Saúde, não foi informado nenhum novo caso no Estado.