A orla de Imbé pode estar muito agradável, ou muito caótica: depende para que lado o banhista olhar quando chegar ao calçadão. Uma obra dividiu a praia em duas. O trecho mais à esquerda da Avenida Taquara tem canteiro central, ciclovia bem sinalizada, estacionamento, rampas de acessibilidade para cadeirantes e calçadão bem nivelado.
Já ao lado mais próximo aos molhes, a situação é outra. A areia invade a calçada, escadas de acesso à praia foram desmanchadas pelo tempo e o calçadão está mais propício a um rally do que a caminhadas ou passeios de bicicleta. A rua não tem sinalização e nem divisão central - cada motorista faz o retorno onde bem desejar.
- Fiquei ilhado, com montes de areia e material de construção dos dois lados - queixa-se Ricardo Letti, dono de um quiosque inaugurado em novembro no calçadão de Imbé, na área em obras - Só se algum cliente quiser muito para chegar até aqui.
Metade da orla está com problemas de infraestrutura porque o projeto de recuperação, que deveria ter sido concluído em outubro, teve de ser licitado novamente em razão de problemas de execução, explica o prefeito, Pierre Emerim (PT).
- Os trabalhos foram retomados na segunda-feira passada (dia 14), e, antes do final do ano, o calçadão estará totalmente recuperado - promete.
A construção do canteiro central, entretanto, deve ficar para o final de 2016, já que é um projeto mais caro e depende do ritmo de arrecadação da prefeitura.
Quem chegar à beira da praia encontrará uma areia limpa, com casinhas de salva-vidas recém erguidas. Muitos dos quiosques foram reformados, e estão coloridos e convidativos. As obras também ocorrem nas vias, com recapagem e instalações de esgoto.
Avaliação
Orla: Ruim
Ruas: Bom
Areia: Regular
Limpeza: Bom
* Zero Hora